Sexta-feira, Abril 26, 2024
11.2 C
Braga
BragaBraga: Firmino Marques quer “reativar iniciativas” nas escolas de São Victor

Braga: Firmino Marques quer “reativar iniciativas” nas escolas de São Victor

© Firmino Marques

A equipa da coligação “Juntos por Braga” candidata à Assembleia de Freguesia de São Victor, liderada por Firmino Marques, esteve esta quarta-feira reunida com mais dois agrupamentos de escolas da freguesia. A comitiva visitou o Agrupamento de Escolas Carlos Amarante e o Agrupamento de Escolas D. Maria II, tendo reunido com os diretores, Hortense Santos e João Dantas, respetivamente. 

A coligação “Juntos por Braga” explicou que estas visitas serviram para “projetar o futuro na ligação entre a autarquia local e os agrupamentos”, mas serviram também para “relembrar as atividades comuns que juntaram a Autarquia de São Victor presidida por Firmino Marques, e cada uma das instituições de ensino, em particular a ‘Mostra do Emprego’, na Escola Secundária Carlos Amarante, que ali se realizava por iniciativa da Junta de Freguesia de São Victor, promovendo a empregabilidade e o ensino técnico ali ministrado, juntando também escolas, autarquias e empregadores”.

“A oferta voltará a ser retomada naquele estabelecimento de ensino no próximo futuro, assim como a atividade ‘Boccia para todos’, que com o apoio de professores da referida escola e de instituições ligadas à modalidade, ali desempenhou em partilha e com assinalável êxito social, uma obra marcante, nomeadamente junto da comunidade sénior e das instituições de apoio à área da deficiência. Ficou registada a promessa da sua reativação, juntando-se em parceria as diversas instituições de várias atividades desenvolvidas na freguesia e na comunidade de São Victor”, frisou Firmino Marques.

Já no que respeita à ação a desenvolver com o Agrupamento de Escolas D. Maria II, a coligação destaca “a recuperação das iniciativas ‘Crescer em Segurança’ de Prevenção Rodoviária para os alunos do quarto ano do Ensino Básico das Escolas EB1 de Santa Tecla e EB1 do Bairro (Económico) Engenheiro Duarte Pacheco, da freguesia, assim como a vontade de tão rápido quanto possível voltar à realização entretanto ‘esquecida’ da ‘Semana da Matemática’ para todos os alunos do Agrupamento, desde o terceiro ao nono ano que outrora manteve com assinalável êxito a parceria entre a Junta de Freguesia de São Victor, instituições associadas ao Ensino da Matemática e as escolas da freguesia da freguesia, em momentos de extraordinário interesse para a formação dos jovens, numa área tão necessária de melhorias e do agrado da comunidade escolar e da promoção  da Matemática junto dos respetivos alunos, famílias e professores”.

“As reuniões serviram ainda para analisar o crescimento da freguesia, comprovado através do processo censitário 2021, e que se traduzem no dia a dia dos agrupamentos com o Agrupamento D. Maria II a receber mais de 2800 alunos, uma vasta comunidade de estrangeiros com cerca de 23 nacionalidades, destacando-se  um conjunto muito significativo de alunos de nacionalidade brasileira que registam ali uma presença de cerca de 575 alunos. Foi no seguimento da apresentação de um conjunto de preocupações na área social e para a área residencial de Santa Tecla, abordada a possibilidade da criação de face ao resultado dos Censos 2021, ali se poder instalar na Escola Básica da rua dos Torneiros em Santa Tecla, uma sala para Jardim de infância juntando na atual Escola Básica  a oferta significativa desta valência que ali já existiu, garantindo a sua estabilidade e melhoria de oferta e qualidade do ensino ali ministrada”, sublinha o candidato.

A questão da “renovação da EB1 do Bairro Engenheiro Duarte Pacheco e das suas valências específicas”, assim como a “relação institucional ‘Inter Pares'” foram temas também abordados nas visitas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES