Domingo, Outubro 17, 2021
20 C
Braga
InícioBragaBraga: Firmino Marques organizou Fórum Social em São Victor

Braga: Firmino Marques organizou Fórum Social em São Victor

© Firmino Marques

Firmino Marques, candidato pela coligação “Juntos Por Braga” à Freguesia de São Victor, organizou, na Casa do Areal, um fórum social com o tema “Combater a Pobreza”, com a presença de várias instituições da freguesia e da cidade.

Na iniciativa estiveram presentes a Cáritas, APAV, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação DA – Doação Amiga, Santa Casa da Misericórdia de Braga, Associação YAY e o Projeto SA. Juntamente com as instituições, Ana Ferreira, que acompanha os assuntos da Ação Social do Município, também marcou presença neste debate e partilha de ideias.

Firmino Marques deu início ao fórum, salientando o compromisso nesta área de intervenção social com as instituições representadas, sublinhando que “a qualidade e bem-estar dos cidadãos é da responsabilidade das freguesias assim como o seu apoio social, pois as comissões sociais de freguesia têm de ter atenção diária aos compromissos com esta área bem como à saúde e educação”.

Ana Ferreira destacou “a necessidade da mobilização das comissões sociais de freguesia na certeza de que esse contributo é alavancado na resposta que as instituições têm a decorrer no terreno, citando, como exemplo, entre outros, o CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social)”. A candidata evidenciou que “as respostas do Município devem contribuir para uma estrutura mobilizada que gera respostas mais facilitadas, uma vez que a pobreza não escolhe dia ou hora para surgir e as respostas no terreno devem estar sempre operacionais”.

A partilha de recursos e projetos para a inclusão social foram algumas das opiniões partilhadas entre os representantes das várias instituições presentes. Trabalhar em rede, como reforçaram os diversos dirigentes, “é a melhor resposta para uma área que deve canalizar todos os esforços, das diversas entidades inerentes a esta temática”.

Luís Pedroso, candidato e atual presidente da União de Maximinos, Sé e Cividade, também esteve presente e enalteceu “o trabalho iniciado por Firmino Marques na instalação de lojas e balcões sociais descentralizados, que têm sido uma resposta eficaz e de grande utilidade para a população residente”.

A encerrar o Fórum Social, Firmino Marques salientou que “a partilha de experiências e práticas será algo que quer implementar na freguesia de São Victor, exigindo a ativação da Comissão Social com inclusão de mais instituições”. Com o compromisso de “apoiar ainda mais todos os projetos sociais” ressaltou que o seu trabalho e o da sua equipa “será o da partilha, caminhando juntos para criar soluções, sempre em articulação com a Ação Social do Município de Braga”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS