Sábado, Outubro 16, 2021
15.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Firmino Marques defende conversão da Fábrica Confiança em residência universitária

Braga: Firmino Marques defende conversão da Fábrica Confiança em residência universitária

© Firmino Marques

Firmino Marques, candidato da coligação “Juntos Por Braga” à Junta de São Victor, reuniu com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) para “ouvir e partilhar algumas das reivindicações dos estudantes”.

A equipa recebida por Rui Oliveira, presidente da AAUM, e por Marta Ferreira, presidente adjunta externa, que salientou a “importância” destes encontros, para “aproximar as instituições que sempre trabalharam em conjunto e partilham preocupações comuns”.

Acompanhado por Elisa Lourenço, Jorge Ferraz, Diogo Couto, Susana Fernandes, Rosa Vaz e Bruna Ferraz, Firmino Marques deixou claro “o alinhamento de propostas que a coligação tem em cima da mesa para resolver os problemas da comunidade académica, sobretudo, no que diz respeito aos alojamentos”. Para o candidato, “a instalação de uma residência universitária, com capacidade para 600 estudantes, nas antigas instalações da Fábrica da Confiança é um projeto de interesse comum, que vem dar resposta a todos os reptos lançados pela Universidade do Minho, IPCA, Universidade Católica e AAUM e no qual a Junta de Freguesia se deve empenhar, para a sua concretização, salvaguardado o seu interesse patrimonial e histórico”.

Durante a reunião, Firmino Marques recordou a sua posição num debate ocorrido em 2003, aquando de uma iniciativa organizada pela “Braga Tempo”, na qual “se desenhava um projeto para requalificar a Confiança onde já se previa a utilização deste edifício para instalação de residência universitária e espaços museológicos e de fruição cultural, que se encontram já acautelados”.

Rui Oliveira afirmou que “é importante esta relação com a Junta de Freguesia e que os interesses estejam alinhados, para que se concretizem as soluções necessárias aos problemas existentes”. Para além da habitação, o representante dos estudantes universitários evidenciou “algumas preocupações com a segurança na zona envolvente ao campus, sobretudo nas noites académicas”.

A encerrar a visita, Firmino Marques deixou o compromisso de “retomar o diálogo com as forças de segurança, de forma a salvaguardar o reforço de policiamento nesta zona da freguesia”. Ficou ainda a intenção de “retomar iniciativas sociais em que a AAUM era parceira, como as recolhas solidárias e o reforço da ação do Gabinete de Inserção Profissional existente nas duas instituições, de modo a responder à procura de emprego, por parte dos estudantes universitários”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS