Domingo, Setembro 19, 2021
18.2 C
Braga
InícioBragaBraga: Firmino Marques afirma que projeto da Fábrica Confiança “vai responder a...

Braga: Firmino Marques afirma que projeto da Fábrica Confiança “vai responder a necessidades urgentes da UMinho”

© Firmino Marques

Firmino Marques, candidato da coligação Juntos por Braga à Junta de São Victor, reuniu com Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, para abordar “algumas problemáticas e iniciativas futuras”.

A comitiva, composta pelos elementos da lista, Bruna Ferraz, José Abreu, Rosa Vaz e Jorge Ferraz, congratulou esta instituição “pelo imenso contributo que tem dado ao longo da sua história à cidade de Braga e ao seu desenvolvimento, da qual têm saído alunos que hoje são referências nas mais diversas áreas profissionais”.

O candidato reforçou “a importância da ligação que sempre privilegiou entre a Junta e a Universidade, para contribuir de forma marcante no desenvolvimento das pessoas e dos territórios, mantendo a preocupação de construir mais parcerias e projetos em conjunto, nomeadamente na ligação que será fortalecida com o projeto da Fábrica Confiança que vem responder a necessidades urgentes da universidade”.

Rui Vieira de Castro mostrou-se “preocupado com a questão da segurança na zona circundante da academia, solicitando uma vigilância constante e regular no território adjacente ao campus, para garantir maior estabilidade e proteção à comunidade educativa”.

Para o reitor, a questão da Fábrica Confiança e a capacidade para albergar mais de 600 alunos vem “responder à falta de resposta ao alojamento estudantil que se tem notado nos últimos anos”. “Acautelando o registo de todo o valor histórico e patrimonial deste espaço, a instalação de uma residência universitária dotada de todas as valências necessárias, ajuda a resolver um dos principais bloqueios com que o ensino superior se confronta, dando nota que a universidade tem responsabilidades neste âmbito, de forma a combater o abandono estudantil, pela falta de possibilidades que possam existir”, disse Rui Vieira de Castro.

Por fim, ficou o compromisso de “se repetirem, de forma regular, estes encontros de forma a articular novas parcerias entre a Universidade e a Junta de Freguesia, envolvendo projetos de investigação que possam servir a comunidade, através do conjunto de experiências que a autarquia local pode experienciar com a presença de elementos da comunidade académica”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS