
A Câmara de Braga fez 135 verificações ambientais destinadas a monitorizar e prevenir danos ecológicos, especialmente nos Rio Este e Rio Torto.
De acordo com Autarquia, as verificações envolveram cerca de 210 horas e aproximadamente 2000 quilómetros percorridos pelas equipas.
Foram registadas 44 denúncias relacionadas com descargas poluentes nestes cursos de água, sendo que 21 das descargas resultaram na identificação das fontes de contaminação.
O vereador do Ambiente, Altino Bessa, observa que “a preservação do meio ambiente é essencial para garantir a sobrevivência e o bem-estar de todas as formas de vida na terra”. “Nos últimos anos, o Rio Este tem figurado como um exemplo claro da importância de monitorização e da limpeza dos rios. Temos vindo a desenvolver um trabalho assente nas denúncias e constantes verificações e monitorização do Rio Este, mas também do Rio Torto. Esta supervisão permite identificar os problemas mais críticos”, disse.
“Acreditamos que a consciencialização sobre a gestão sustentável da água e a redução de práticas poluentes são passos indispensáveis para garantir um futuro mais verde e equilibrado”, concluiu Altino Bessa.