Sábado, Agosto 13, 2022
16.7 C
Braga
InícioBragaBraga: Festival Política abre concurso para atribuição de bolsas para artistas e...

Braga: Festival Política abre concurso para atribuição de bolsas para artistas e ativistas

© CM Braga

O Festival Política regressa a Braga entre os dias 5 e 7 de maio. A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, volta a ter como palco o Centro de Juventude de Braga. As atividades são todas de acesso gratuito.

“Desinformação” é o tema do Festival Política 2022. O festival apresentará uma programação composta por filmes, debates, performances, espetáculos e outras formas de expressão artística que promovam a reflexão e a discussão sobre a desinformação.

“A edição de 2022 tem como objetivos a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, assumindo-se como um instrumento de capacitação dos cidadãos para criarem o seu antídoto contra a desinformação a partir do exercício dos seus direitos fundamentais e de uma visão crítica relativamente aos fluxos de informação”, refere Bárbara Rosa, codiretora do festival.

Em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, está a decorrer o concurso de candidaturas às bolsas de criação artística e intervenção cívica de jovens até 30 anos residentes no distrito de Braga. Cada bolsa tem o valor de 500 euros, podendo ser atribuídas nas modalidades de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou de formação (workshop).

O desafio é que o tema “Desinformação” seja trabalhado numa, ou mais, das seguintes dimensões: desinformação enquanto ameaça à democracia e aos processos eleitorais; desinformação enquanto factor para a polarização da sociedade e fomento da discriminação e marginalização de grupos populacionais; desinformação enquanto elemento que mina a confiança dos cidadãos nos meios de comunicação social e no jornalismo.

O regulamento completo está disponível em www.festivalpolitica.pt. Outros esclarecimentos adicionais sobre o concurso através do e-mail [email protected]. A data limite para o envio de propostas é 12 de março.

O Festival Política é uma iniciativa da Associação Isonomia que tem como objetivo promover a cidadania e a defesa dos direitos humanos.

Em 2021, o festival decorreu em Lisboa de 22 a 25 de abril, e Braga de 6 a 8 de maio. O evento, que teve como tema central as Fronteiras, contou em Lisboa e Braga com 53 atividades, nomeadamente filmes, espetáculos, performances, workshops, debates e concertos. Dezasseis atividades decorreram apenas online. Nas atividades presenciais no São Jorge e no Centro de Juventude de Braga participaram 1200 pessoas. Ao longo dos sete dias, os conteúdos online (streaming, exibições de filmes e workshops online) chegaram a mais de nove mil pessoas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS