Cerca de 800 alunos do ensino pré-escolar e básico da freguesia de São Victor, em Braga, encheram o Theatro Circo de alegria e entusiasmo na Festa de Natal promovida pela Junta de Freguesia. A iniciativa teve como objetivo fomentar o convívio entre as crianças da localidade.
Os alunos do pré-escolar e do ensino básico das seis escolas da freguesia assistiram ao espetáculo “Filmes da Terra do Pai Natal”, interpretado pelo grupo “Space Ensemble”.
Aliar a educação à cultura, poder educar para a formação de públicos nas variadas áreas artísticas e permitir que, pelo menos uma vez na vida escolar, os alunos da freguesia de São Victor pudessem aceder à “mais bela sala de espetáculos do país”, foram as principais ideias para esta Festa de Natal que a Junta de Freguesia de São Victor proporcionou à sua comunidade escolar.
“Quisemos inovar e dar a possibilidade de todas as crianças assistirem a um espetáculo, com a temática dos filmes da Terra do Natal, proporcionando uma viagem pela animação das curtas-metragens de animação, enquanto a sonoplastia do espetáculo era efetuada com música ao vivo, pelos músicos presentes em palco. Esta é uma iniciativa das que mais orgulho nos preenche e é um a espécie de prenda que a autarquia dá às crianças numa celebração daquilo que deve ser também a própria juventude e infância, precisamente porque sabemos a importância que tem a educação formal e o papel importante desempenhado pelas escolas enquanto agentes formadores”, sublinhou Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, entidade promotora desta iniciativa, destacando, no entanto, que “também é preciso haver espaço e tempo para as crianças poderem formar-se enquanto consumidores de arte e de cultura”.
“Já há muito tempo que a autarquia começou a oferecer às crianças um espaço de convívio entre os alunos de todas as escolas, também para as poder libertar um pouco da escola formal, mas com total responsabilidade em encontrar um espetáculo que fosse ao encontro de ‘público exigente’. Esta festa é também importante para que haja este convívio entre os estabelecimentos de ensino da freguesia no sentido de os alunos se irem conhecendo e também para que partilhem o orgulho de pertencer à freguesia de São Victor”, finalizou o autarca.