A Fonte do Ídolo, em Braga, tem patente ao público a exposição dos trabalhos da 20.ª edição do Concurso Municipal de Fotografia, que este ano teve como tema “A Semana Santa de Braga”. Os prémios foram entregues esta terça-feira pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
O júri do concurso atribuiu o primeiro prémio a Carlos Júlio da Costa Teixeira e menções honrosas aos concorrentes Jorge Simão Meira e Victor Nuno Gomes Pinto Ferreira. Já o prémio especial foi entregue ao Centro Novais e Sousa.
“Este concurso é um desafio à descoberta de diferentes perspetivas de Braga. Seja sobre a sua dimensão mais física e infraestrutural, seja pelas suas gentes ou, como nesta edição, sobre momentos altos da vida da cidade, estes trabalhos acabam por ser um complemento à memória coletiva que todos partilhamos, traduzindo-se em imagens que se assumem como um testemunho perene das vivências e das realidades que todos podemos partilhar durante cada uma destas ocasiões”, referiu Ricardo Rio, saudando todos os participantes e parceiros que deram o seu contributo nesta edição.
O concurso decorreu entre os dias 1 a 11 de abril, período em que se celebraram as solenidades da Semana Santa de Braga, tendo-se obtido um registo fotográfico das manifestações associadas às celebrações pascais e da Semana Santa.
O Concurso Municipal de Fotografia celebra, este ano, vinte anos de edições ininterruptas. Ao longo da sua existência evocaram-se e celebraram-se múltiplas facetas do património cultural, incluindo os principais eventos festivos, nomeadamente a Braga Romana, a Capital Europeia da Juventude, a Noite Branca ou as Festas de São João.
A XX edição do concurso, promovido pela Câmara Municipal de Braga, contou com a parceria da Koy Lab – Album Tailoring, empresa sediada em Braga.