Terça-feira, Janeiro 18, 2022
7.7 C
Braga
InícioBragaBraga: Executivo de Tadim encontra cofres da freguesia "quase vazios"

Braga: Executivo de Tadim encontra cofres da freguesia “quase vazios”

© Junta de Freguesia de Tadim

O Executivo da Junta de Freguesia de Tadim, em Braga, verificou que a autarquia dispõe  de uma quantia que “não chega aos 38 mil euros”.

Recorde-se que está sob investigação o desvio de dinheiro por parte do anterior tesoureiro do executivo socialista. Ao contrário dos cerca de 99.000 euros que a Demonstração de Execução Orçamental fornecida pelo anterior Executivo da Junta de Freguesia de Tadim, liderado pelo PS, apontava como saldo transitado para a gerência seguinte, o Executivo recém-eleito, liderado pela coligação Juntos por Braga, encontrou “os cofres da freguesia quase vazios”.

Na sessão de tomada de posse do novo Executivo da Junta de Freguesia de Tadim, o Executivo cessante considerou que “o fecho de contas da gestão da Junta aconteceria imediatamente após ao dia das últimas Eleições Autárquicas”. Contudo, e a pedido do atual executivo liderado por Rolando Vilaça, “a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) manifestou o seu parecer, confirmando que o fecho de contas apenas poderia acontecer no dia da tomada de posse do novo Executivo”, que decorreu no passado dia 19 de outubro.

De acordo com o atual executivo, “já depois da posição da ANAFRE, o contabilista do executivo socialista acabaria por lançar as faturas referentes ao período compreendido entre 26 de setembro e 19 de outubro. Depois do lançamento das faturas em falta, os 99 mil euros apregoados pelos socialistas passaram para 61.120 euros. A este valor, deve ainda ser deduzida a quantia de 23.010 euros, que também não está nos cofres da Junta, e que resulta da verba retirada pelo anterior tesoureiro da Junta de Freguesia. Ainda que o ex-presidente da Mesa da Assembleia de Tadim, na sessão do ato de instalação dos novos órgãos autárquicos, tenha afirmado que a verba desviada havia sido reposta, tal nunca aconteceu”.

A par deste valor, o atual executivo referiu que “registam-se outras dívidas da Junta de Freguesia a empresas num valor que rondam os 900 euros, desconhecendo-se também o paradeiro de tablets adquiridas com o dinheiro da autarquia”.

Na sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de Tadim, concretizada esta segunda-feira, os eleitos da coligação Juntos por Braga, sublinharam que deram ainda conta “da falta de pagamento aos membros daquela Assembleia”, manifestando “repúdio pela ação do anterior executivo socialista que lesou e continuará a lesar, durante os próximos anos, a população de Tadim”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS