Segunda-feira, Junho 17, 2024
18.7 C
Braga
BragaBraga está em terceiro lugar no ranking das exportações a nível nacional

Braga está em terceiro lugar no ranking das exportações a nível nacional

Volume de exportação em 2023 foi de cerca de 2.833 milhões de euros.

© Dudlajzov

Decorreu hoje, em Braga, o Fórum Económico, inserido na programação da 7.ª Semana da Economia. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal e da InvestBraga, apresentou nesta sessão os dados do crescimento económico do Município.

Numa altura em que se assinalam os dez anos de existência da InvestBraga, o edil revelou vários números e indicadores que “demonstram o sucesso do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026”. Desse plano, 83% das ações estão concluídas, 7% programadas, 6% iniciadas e 4% já em execução.

Braga cresceu muito, mais do que a média nacional, e tornou-se uma referência internacional graças ao trabalho realizado em conjunto pela InvestBraga, todos os seus parceiros e o tecido empresarial. Somos hoje um centro diferenciado na fixação e projeção de talento essencial ao crescimento sustentado”, afirmou Ricardo Rio.

A cidade está em terceiro lugar no ranking das exportações a nível nacional, com um volume de exportação em 2023 de cerca de 2.833 milhões de euros (exportações reais das empresas em Braga). Este valor representa um crescimento de 265% face a 2013 e 3,65% do total das exportações portuguesas.

“A capacidade exportadora é uma dimensão muito importante. Vivemos num mundo global e passamos a ser um concorrente, à escala internacional, com grandes cidades de todo o mundo. O protagonismo que temos neste capítulo deve-se sobretudo ao nosso principal ativo: o conhecimento e o talento dos recursos humanos que temos ao dispor das empresas instaladas no território”, salientou o edil.

No que diz respeito à criação de emprego, o concelho continua a criar uma média de mais de 2000 postos de trabalho por ano.

Desde 2014, a InvestBraga apoiou 1118 projetos empresariais (347 de origem internacional e 771 local e nacional).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES