Cerca de sessenta elementos do Agrupamento 1297 – Santo Adrião, em Braga, do Corpo Nacional de Escutas (CNE) estiveram, desde o dia 12 até ao dia 16 de agosto, no Kandersteg International Scout Centre, na Suíça, o maior centro escutista do mundo.
A atividade, que envolveu exploradores, pioneiros, caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes, pretendeu promover o crescimento, a título individual e de grupo, o intercâmbio e a troca de experiências entre escuteiros de Santo Adrião e escuteiros de diferentes países, fomentando o espírito de grupo e de camaradagem.
Ao longo destes dias, os participantes tiveram oportunidade de participar em atividades a nível de Agrupamento, fortalecendo a união entre os escuteiros, e em iniciativas que congregaram escuteiros de diversas nacionalidades (com idades semelhantes), e participaram também em hikes pelos Alpes Suíços. Os adolescentes e jovens foram responsáveis pela montagem do seu campo no Kandersteg International Scout Centre e pela confeção das próprias refeições.
Esta deslocação à Suíça, que encerra o ano escutista do Agrupamento 1297 do CNE, foi preparada durante seis anos. A preparação envolveu os escuteiros e respetivas famílias, na angariação de fundos e na preparação e organização da iniciativa.
O regresso a Portugal incluiu uma passagem por Genebra, para que os escuteiros de Santo Adrião pudessem conhecer alguns pontos de atração turística desta cidade.
Os responsáveis do Agrupamento 1297 do CNE, um Agrupamento que completa 18 anos em outubro, acreditam que esta atividade “ficará para sempre guardada na memória destes escuteiros, enquanto membros do Corpo Nacional de Escutas e enquanto cidadãos”.
Esta é a segunda atividade internacional do Agrupamento 1297 do CNE, que em 2018 organizou uma deslocação a Londres, com passagem pela Ilha de Brownsea, onde, em 1907, se realizou o primeiro acampamento escutista.