Quarta-feira, Abril 17, 2024
12.1 C
Braga
BragaBraga equipa bibliotecas escolares do concelho com obras infanto-juvenis

Braga equipa bibliotecas escolares do concelho com obras infanto-juvenis

© CM Braga

O Município de Braga tem desenvolvido um trabalho de proximidade com as Bibliotecas Escolares por via de um trabalho em rede, baseado na promoção da leitura a partir do espaço escola. Assim, a autarquia tem vindo a dotar as Bibliotecas Escolares de um acervo que possa ir de encontro à esfera do social, da humanização e da cidadania e foi com essa intenção que ofereceu às 36 bibliotecas escolares a obra infanto-juvenil “Tomás e Chiclete”, da autoria de Joana Pereira.

Um livro que, como explica Carla Sepúlveda, aborda a conjuntura atual que se prende com a forma como uma criança se adapta quando tem duas casas diferentes. “A partir da relação com um animal de estimação, a autora explora questões associadas à forma como a criança vivencia a separação dos pais. Nesta estória, o animal de estimação tem um papel importante e imprescindível porque acompanha a criança numa transição que, sem este elemento, poderia ter um impacto diferente”, refere a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga.

A apresentação do livro decorreu esta quarta-feira, na da EB1 de Merelim São Pedro, contando com a participação da autora, de alunos e professores.

“Estamos certos de que a partir do livro é possível quebrar algumas barreiras de comunicação e explicar aos mais novos todo um contexto social que não tem de ser padronizado. A diferença existe e todos temos de saber lidar com ela. Queremos que o livro esteja presente na escola, mas que se dissemine pela família e comunidade em geral”, refere Carla Sepúlveda, lembrando que as crianças e jovens têm um papel fundamental nesta disseminação e podem ser embaixadores da leitura em casa, na sua rua, no seu grupo de amigos. “É este passar de testemunho literário que pretendemos fomentar na escola também no sentido de criar hábitos saudáveis de leitura e escrita”, conclui a vereadora.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES