Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
10 C
Braga
InícioBragaBraga entregou dossier de candidatura final a Capital Europeia da Cultura em...

Braga entregou dossier de candidatura final a Capital Europeia da Cultura em 2027

© CM Braga

O dossier de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 foi entregue esta quinta-feira e apresentado hoje em conferência de imprensa, que teve lugar no Salão Nobre do Theatro Circo. A versão digital do dossier já está disponível aqui.

Braga é uma das quatro cidades finalistas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027, juntamente com Aveiro, Évora e Ponta Delgada. As quatro cidades entregaram o seu dossier de dandidatura final, que será agora analisado pelo júri internacional.

Mantendo o tema “Tempo de Contemplação”, o dossier de Braga é uma versão mais completa do dossier de pré-seleção, documento este que, juntamente com uma audiência perante o júri, garantiu o lugar de Braga na final.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, reforçou o compromisso do executivo com o desenvolvimento da área cultural no concelho, que definiu como um “fator decisivo de transformação do território em diversas dimensões, tais como a economia, educação, apoio social, inclusão ou sustentabilidade”. Nesta versão final, o dossier de Braga procura responder aos comentários elaborados pelo júri no relatório de avaliação da primeira fase, aprofundando ainda o tema e desenvolvendo de forma mais exaustiva o programa cultural. O programa artístico da candidatura é composto por 48 projetos divididos pelos quatro pilares da candidatura: empatia, deambulação, desassossego e criação.

Estão ainda previstos seis eventos de natureza mais festiva apelidados de “celebração”. Mais de 85% dos projetos são de caráter regional e cerca de 45% fomenta a cooperação transfronteiriça, juntando parceiros do Norte de Portugal e Galiza.

Entre os dias 5 e 6 de dezembro terá lugar, em Lisboa, uma nova audiência das cidades finalistas, estando a audiência de Braga marcada para dia 6 durante a manhã. Alguns elementos do júri farão ainda uma visita de um dia às quatro cidades finalistas com a finalidade de obter mais informações sobre as suas propostas. A visita a Braga está marcada para dia 30 de novembro.

No dia 7 de dezembro será conhecido o nome da cidade portuguesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS