Segunda-feira, Setembro 27, 2021
18.3 C
Braga
InícioBragaBraga: Engenheiro alerta para perigo na abertura simultânea de semáforos

Braga: Engenheiro alerta para perigo na abertura simultânea de semáforos

DR

Os semáforos situados no cruzamento da Avenida da Liberdade com a Avenida João XXI, em Braga, estão a abrir em verde em simultâneo, pondo em causa a segurança dos automobilistas.

A situação foi comunicada à Câmara Municipal de Braga por Pedro Augusto, engenheiro civil, que advertiu que, em caso de acidente, “é possível que as seguradoras não se responsabilizem, uma vez que os automobilistas estão a adotar o hábito de prosseguir em contramão, passando o trânsito oposto pelo lado esquerdo, cometendo uma contraordenação”.

“Alerto para o caos que está adotado como prática corrente no cruzamento da Avenida da Liberdade com a Avenida João XXI. Dado a abertura simultânea e incompreensível dos semáforos nos sentidos Avenida João XXI (poente) para a Avenida da Liberdade (norte) e a Avenida João XXI (nascente) para a Avenida da Liberdade (sul), sem qualquer sinalização horizontal complementar, os automobilistas adotaram o hábito de prosseguir em contramão, passando o trânsito oposto pelo lado esquerdo, à revelia do Código da Estrada. Em caso de acidente, é possível que as seguradoras não se responsabilizem”, disse Pedro Augusto.

De acordo com o engenheiro civil, os automobilistas tentam cumprir o estipulado no Código da Estrada, “efetuando a perpendicular e prosseguindo pelo lado direito da via”, mas estas situações “acabam por agravar-se neste cruzamento”.

Pedro Augusto apontou para a necessidade de “compatibilizar a sinalização do cruzamento com a necessidade de alguns veículos prosseguirem marcha na Avenida João XXI à superfície, tal como as bicicletas”. O engenheiro civil apelou pela “falta de passadeiras em substituição das passadeiras de peões desniveladas na Avenida da Liberdade, levando muitos peões a atravessar de fora das passadeiras que existem junto aos Granjinhos e junto ao Largo do Senhor dos Aflitos”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS