Foi aprovado ontem, na Assembleia da República, o Projeto de Lei nº276/XVI/1ª que propõe a elevação da freguesia de Palmeira, em Braga, à categoria de vila. A proposta do PSD e CDS-PP foi aprovada por unanimidade.
Para a autarquia local esta elevação é “um momento histórico para Palmeira”. Para João Ferreira, presidente da Junta de Freguesia, “este é um marco importante para a comunidade que constitui uma valorização do património histórico, cultural e económico da freguesia, reconhecendo o seu papel no concelho de Braga e na região”.
“Estamos muito felizes por podermos crescer ainda mais com esta distinção. De ano para ano, Palmeira tem vindo a destacar-se pela sólida rede de infraestruturas sociais, educativas e de serviços que asseguram a qualidade de vida da sua população. Esta elevação a Vila resulta do excelente trabalho que se tem desenvolvido a vários níveis em Palmeira. Esta é uma conquista de todos os Palmeirenses. Da população, das associações, da Junta de Freguesia e de Braga. É um reconhecimento natural da preponderância de Palmeira no Concelho de Braga, tendo em consideração um conjunto alargado de fatores que fazem, cada vez mais, com que as pessoas escolham Palmeira para viver”, disse o presidente.