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EducaçãoBraga: Eco-Escola de Celeirós recebeu palestra sobre sustentabilidade

Braga: Eco-Escola de Celeirós recebeu palestra sobre sustentabilidade

A EB 2,3 de Celeirós é a mais antiga Eco-Escola de Braga.

© CM Braga

A EB 2,3 de Celeirós é a mais antiga Eco-Escola de Braga, integrando o programa da ABAAE – Educação Ambiental para a Sustentabilidade, há 22 anos. Para lembrar a data, a direcção do Agrupamento de Escolas de Celeirós desafiou o Município de Braga a realizar uma sessão subordinada a um tema ambiental e dirigida aos alunos do 8.º ano de escolaridade. Dessa forma, e com o objetivo de sensibilizar os alunos para o conceito da sustentabilidade, foi apresentada a palestra ‘Será Braga uma Cidade sustentável?’.

No final os alunos tiveram a oportunidade de responder à questão que serviu de mote a esta sessão. Feito o repto, o grupo que participou na atividade foi unânime afirmando que consideram “Braga uma cidade sustentável devido à excelente qualidade da água, sendo aconselhável beber água da torneira; aos diversos percursos pedestres que incentivam a população à prática de caminhadas; as condições pedonais em meio urbano, fomentando a circulação a pé e a não utilização de automóvel”, entre outras medidas.

Os alunos mencionaram “a importância das iniciativas que o Município promove nas escolas com o objetivo de reflorestar áreas queimadas” e fizeram referência à “importância das zonas verdes para uma maior qualidade de vida”, dando o exemplo do Parque do Picoto, Parque da Ponte, Parque das Camélias, Parque da Rodovia.

Altino Bessa, vereador do Ambiente destaca a importância do programa Eco-Escolas para a comunidade educativa, explicando que este projeto “permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente”. Segundo o responsável, a metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local, “visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, promover uma cidadania responsável e contribuir para uma escola e uma comunidade mais sustentáveis”.

“Todos os anos há novas escolas a obter a distinção de Eco-Escola, o que revela uma vontade da comunidade escolar de estar envolvida com a autarquia neste desígnio comum. Fazemos questão de estar próximos das Eco-Escolas e, como tal, todos os desafios que nos lancem são aceites e desenvolvidos com sentido de compromisso. É com satisfação que percebemos o impacto tão positivo que esta e outras ações têm junto das crianças e jovens. Após todas as atividades fazemos uma avaliação in loco e as respostas dos jovens da EB 2,3 de Celeirós foram surpreendentes e só nos deixam com a certeza de que estamos a conseguir sensibilizar para um presente e futuro de práticas mais sustentáveis”, conclui Altino Bessa.

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