Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
14.4 C
Braga
InícioBragaBraga é uma das 123 cidades mundiais líderes na ação climática

Braga é uma das 123 cidades mundiais líderes na ação climática

© CM Braga

Braga foi reconhecida no Relatório da Carbon Disclosure Project (CDP) como uma das 123 cidades líderes na ação climática.

A cidade integrou a Lista A neste relatório, demonstrando liderança climática através de ações concertadas e eficazes. Apenas 12% das cidades receberam integraram a Lista A em 2022. Para obter esta classificação máxima, as cidades devem divulgar publicamente um inventário de emissões em toda a cidade, definir uma meta de energia renovável para o futuro e publicar um plano de acção climática.

Devem ainda concluir uma avaliação de risco e vulnerabilidade climática e ter um plano de adaptação climática para demonstrar como enfrentarão os riscos de eventos extremos. Muitas cidades da Lista A estão também a adotar uma variedade de outras políticas de liderança, incluindo o compromisso político das autarquias de combater as mudanças climáticas.

De acordo com o relatório, as cidades que obtiveram a nota mais elevada, como é o caso de Braga, estão a adoptar o dobro das medidas de mitigação e adaptação do que as cidades que não obtiveram essa classificação. Esta é uma forma do poder local demonstrar que as ações climáticas urgentes e impactantes – desde metas ambiciosas de redução de emissões até a construção de resiliência contra as mudanças climáticas – podem ser alcançáveis globalmente e em cidades com diferentes realidades e prioridades climáticas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS