
Ricardo Silva, atual presidente da Junta de São Victor, apresentou hoje a sua candidatura independente à Câmara Municipal de Braga.
Com 43 anos, Ricardo Silva concorre à presidência do Município bracarense com o movimento “Amar e Servir Braga”.
Com o edifício dos Paços do Concelho como fundo da apresentação da candidatura, Ricardo Silva afirmou que “Braga merece mais, as pessoas merecem mais. Braga merece uma política de proximidade, de transparência e, acima de tudo, de humanidade”.
A partir desta quarta-feira, o candidato irá iniciar o trabalho da recolha das 5 mil assinaturas para validar o processo, candidatura que “não é constituída por ambição pessoal, mas por um compromisso de responsabilidade para com o concelho que me viu crescer, com os valores que me definem e com o desejo profundo de devolver a política às pessoas, aos cidadãos, às instituições e a todos que querem fazer parte da solução”.
Ricardo Silva explica que “a política, do meu ponto de vista, da forma como tem sido empreendida, afastou-se dos cidadãos e os cidadãos afastaram-se da política. A ação política tem sido mantida na esfera das promessas eleitorais que tendem, sistematicamente, a não deixar de ser isso mesmo: promessas”.
O candidato independente garante que irá fazer-se acompanhar por “uma equipa dedicada, conhecedora da realidade e disposta a tornar o concelho de Braga um sítio melhor para quem cá vive, para quem cá trabalha e para quem nos visita”.
Ricardo Silva refere que, além da auscultação à população, assume um compromisso eleitoral com um conjunto de ideias, uma vez que “sabemos muito bem o que implementar, que queremos desenvolver e, acima de tudo, adotar medidas estratégicas adequadas para o concelho e que serão dadas a conhecer aos cidadãos para que as possam avaliar”.
“Todos contam todos fazem parte da solução. Será um novo conceito de política que coloca o bem-estar da população, a sua qualidade de vida acima de interesses que, muitas vezes, não compreendemos e que nada acrescentam às nossas vidas”, sustenta.
Defende uma cidade onde o desenvolvimento económico “não se faça à custa da qualidade de vida”. “Queremos que as nossas crianças possam brincar e se possam desenvolver em segurança e felizes. Queremos que os jovens tenham as melhores oportunidades e possam encontrar a sua habitação a preços acessíveis. Queremos que os mais velhos vivam com dignidade e com acompanhamento e assistência que merecem”, acrescenta.
Ricardo Silva candidata-se também com a aposta na sustentabilidade e na cultura. “Pretendemos que Braga mantenha e valorize os espaços verdes, que aposte na mobilidade eficiente e acessível para todos, assim como queremos uma cidade que valorize a cultura, não como um luxo, mas um direito”, salienta ainda.
O candidato independente sublinha que “nada me move contra partidos, mas chegou a hora de Braga dar uma oportunidade a um projeto diferente, que vai ser o desejo de muitos cidadãos”.
Ricardo Silva está a cumprir o terceiro mandato consecutivo como presidente da Junta de Freguesia de São Victor. Os dois primeiros mandatos foi eleito pela coligação “Juntos por Braga”, tendo cumprido o último mandato como independente.