Quinta-feira, Abril 25, 2024
11.7 C
Braga
BragaBraga é a terceira melhor cidade portuguesa para startups

Braga é a terceira melhor cidade portuguesa para startups

© CM Braga

Segundo a StartupBlink, Braga é a terceira melhor cidade portuguesa para startups no ano de 2023, logo depois do Porto, em segunda posição, e Lisboa, em primeira, colocações inalteradas desde o ano anterior. Coimbra, Leiria, Aveiro e Funchal ocupam do quarto ao sétimo lugar, consecutivamente.

Com a subida de oito posições, Braga registou uma melhoria na classificação a nível mundial, estando assim na 424.ª colocação e figurando na 129.ª posição europeia, no ano de 2023. Lisboa ocupa a 62.ª posição mundial e na Europa é classificada em 16.ª. A cidade do Porto encontra-se na 147.ª posição mundial e 35.ª europeia.

A Startup Braga, hub de inovação da InvestBraga, que celebrou o seu nono aniversário no passado mês de maio, já apoiou mais de 190 startups dentro dos seus verticais de atuação: economia digital, tecnologias para a saúde, biotecnologia, nanotecnologia e sustentabilidade. O apoio é prestado aos projetos através de diversos programas pensados para os diferentes estágios: fase de ideação (Programa de Pré-aceleração), validação do modelo de negócio (Programa de Aceleração) e negócio já validado/entrada para o mercado (Programa de Incubação).

Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, refere que “o Programa de Aceleração é um importante pilar da Startup Braga e reflexo disso é a taxa de sobrevivência das startups aceleradas que ronda os 74% e é também um indicador da forte aposta de Braga no desenvolvimento de um ecossistema empreendedor e inovador”.

O Programa de Aceleração da Startup Braga fez também parte do percurso de um dos unicórnios portugueses, a Sword Health, tendo esta participado na primeira edição do programa. Além da Sword Health, outras startups de relevância para o ecossistema passaram pela Startup Braga, como é o caso da Agentifai, Loqr, Nutrium, PeekMed, RUBYnanomed, entre outras.

No total, o valor angariado pelas startups ultrapassaram os 25.825.000 euros no ano de 2022, sendo que, no total, as startups da comunidade já angariaram mais de 430 milhões de euros. Carlos Silva, administrador da InvestBraga, relata que “estes são números que reforçam tanto o posicionamento da Startup Braga, como o da própria cidade e que contribuem também para este reconhecimento”.

Portugal é o 26.º melhor país do mundo e o 16.º na Europa para startups, estando o Reino Unido, Suécia e Alemanha designados como melhores países europeus.

Este ranking da StartupBlink é baseado em três critérios: quantidade, qualidade e ambiente de negócios.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES