Segunda-feira, Abril 22, 2024
18.7 C
Braga
BragaBraga é a cidade anfitriã da abertura da Semana da Leitura 2023

Braga é a cidade anfitriã da abertura da Semana da Leitura 2023

© Micolet

Braga é, este ano, a cidade anfitriã da abertura da Semana da Leitura 2023, que vai decorrer já no próximo dia 27 de março, com um programa repleto de iniciativas consagradas à celebração e incentivo do prazer de ler e atividades que promovem o encontro entre os livros e os seus leitores.

A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas que vai decorrer na última semana de Março, entre 27 e 31 de Março, percorrendo as cidades de Braga, Condeixa-a-Nova, Faro, Évora e Lisboa.

“Iniciar a Semana da Leitura em Braga significa valorizar uma dinâmica cultural leitora, assente num Plano Local de Leitura que conta com a intervenção de inúmeros agentes. Por isso, apresentaremos aqui o LAB PNL, que pretende ser um espaço de criação, desenvolvimento, monitorização e avaliação de diversos projetos e programas de leitura, apoiados pelo PNL a nível científico, técnico e criativo” explica a Comissária do Plano Nacional da Leitura, Regina Duarte.

O programa nacional inicia na Biblioteca Pública de Braga, pelas 10:00, com as presenças da comissária do Plano Nacional da Leitura, Regina Duarte; do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. Segue-se a Mostra de vídeo-poemas “Sebastião Alba, querido poeta…” pelo PIF’H – Produções Ilimitadas Fora D’Horas.

Pelas 11:00, no Museu Nogueira da Silva, irá decorrer uma visita-guiada ao Espaço Maria Ondina Braga, acompanhada de uma Performance teatral a partir de um excerto da obra “Vidas Vencidas” com a atriz Catarina Barbosa.

Pelas 12:15, a comitiva seguirá para a Escola Secundária de Sá de Miranda, com uma visita à Escola e sua Biblioteca Pereira Caldas, onde decorrerá a performance musical ‘Saramago, Fado em Harpa’, por Adriana Moreira (voz) e Eleonor Picas (Harpa), com músicas e letras originais da fadista baseadas na obra de José Saramago e poemas do autor.

No gnration, pelas 14:30, irá decorrer uma visita às instalações e apresentação de ‘Cartografias Imaginárias’. Este projeto, realizado no primeiro semestre de 2022, com alunos do 3º ciclo da EB2,3 André Soares e do Collège Lycée Notre-Dame Providence (Enghien-les-Bains), cidades da Rede de Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts, foi implementado no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

Segue-se, pelas 15:30, na Escola Secundária Carlos Amarante a apresentação do projeto ‘Vemos, ouvimos e Lemos. Escrevemos e Transformamos’.

Na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a partir das 17:00 será apresentado o Plano Local de Leitura de Braga ‘Ler+Qualifica’, uma iniciativa de promoção de leitura direcionada a públicos adultos que, integradas no programa ‘Ler+Qualifica’, decorrem da parceria do Centro Qualifica do Município de Braga com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

A jornada termina pelas 18:30, no Theatro Circo, com Conversas Fora de Palco, uma atividade que decorre no âmbito do Dia Mundial do Teatro.

De acordo com Regina Duarte “a Semana da Leitura é de capital importância para o Plano Nacional de Leitura. Neste percurso que traçamos pelo país, pretendemos apresentar a nossa estratégia para uma política de leitura pública, com programas dirigidos à educação e à comunidade. Assinalamos projetos de leitura desenvolvidos por escolas, bibliotecas, associações culturais e municípios”.

Por sua vez, Ricardo Rio encara esta iniciativa como uma “oportunidade de mostrar ao país os projetos desenvolvidos no Concelho de Braga, um território que vive a leitura como ato de prazer, de imaginação e de conhecimento, lugar de encontro, criativo e colaborativo”.

O programa completo da Semana da Leitura está disponível aqui.

Entretanto, até 1 de abril, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva tem a decorrer o programa de comemoração da Semana da Leitura com múltiplas iniciativas desde recitais de poesia, horas do conto, apresentação de livros, oficinas, leituras, encontros e muita partilha. O programa completo está disponível aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES