Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
6.7 C
Braga
InícioBragaBraga distinguida como líder no combate às alterações climáticas

Braga distinguida como líder no combate às alterações climáticas

© CM Braga

Braga foi reconhecida pela “Carbon Disclosure Project”, organização sem fins lucrativos, como uma das 95 cidades em todo o mundo que está a assumir a liderança em termos ambientais. A lista, divulgada hoje, inclui duas cidades portuguesas – Braga e Porto – e 24 cidades europeias com pontuação “A”, a mais elevada do ranking.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, salienta que a cidade “está na linha da frente na resposta aos desafios climáticos”. “Este é um tema que encaramos como absolutamente prioritário. É fundamental traçar estratégias a nível ambiental e agir de modo rápido e eficaz para evitar, no futuro próximo, problemas graves que ponham em risco as comunidades”, refere.

Este projecto da Carbon Disclosure Project pretende encorajar e apoiar as cidades a reforçarem a sua acção e ambição climáticas. Para obter a pontuação “A” as cidades necessitam de possuir um inventário de emissões, ter definidos objetivos de redução das emissões e de energias renováveis para o futuro, ter um plano de ação climática publicado e uma avaliação completa de riscos e vulnerabilidades.

Assim, as 95 cidades distinguidas, com uma população combinada de 108 milhões de pessoas, apresentam ações climáticas urgentes e com impacto, desde os objetivos ambiciosos de redução das emissões até à criação de resiliência contra as alterações climáticas, mostrando que a mudança é possível a nível global e em cidades com diferentes realidades climáticas, sociais e económicas.

A Lista completa de cidades A em 2021 pode ser consultada aqui.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS