Domingo, Abril 14, 2024
17.4 C
Braga
BragaBraga: Descentrar leva teatro, música e fotografia a Cabreiros e Passos São...

Braga: Descentrar leva teatro, música e fotografia a Cabreiros e Passos São Julião

© CM Braga

A União de Freguesias de Cabreiros e Passos São Julião, em Braga, vai receber, no sábado, o programa cultural “Descentrar“, promovido pelo Município. O evento, que tem vindo a ampliar os horizontes do território concelhio promovendo a diversidade cultural, apresenta três propostas que irão preencher o dia com fotografia, teatro e música.

O Centro Cultural de Cabreiros acolhe o programa que arranca pelas 11:00 com a inauguração da exposição de fotografia “Braga e o Tempo: Os Transportes”, uma mostra elaborada a partir do espólio do Museu da Imagem, nomeadamente dos Arquivos Photo Aliança e Casa Pelicano. Ilustra os meios de transporte que caracterizaram a cidade de Braga e a região no período que compreende a primeira e a sexta década do século XX.

Pelas 15:30, a Academia de Teatro Tin.Bra apresenta a peça para toda a família “A que sabe uma manta de avó?”. “Sabe a felicidade, dor, amor. Sabe a saudade, partida, despedida. Sabe a cartas levadas ao vento, sabe as preocupações de um breve momento. Sabe a gatos que rasgam cortinas e a netos um pouco traquinas. Sabe a danças na flor da idade, sabe a instantes que se tornam eternidade. Esta é a manta de uma avó, que pode ser a minha, a tua, a da vizinha. É uma manta repleta de vida vivida. Uma manta infinitamente cozida, de uma vida construída. É a manta da avó Aurora, que rumou pelo coração da família afora e que hoje se perpetua a quem a vê do lado presente, o lugar do agora”.

Pelas 17:00, a Orquestra Filarmónica de Braga e o Coro Infantil da Banda de Cabreiros juntam-se para “Moment for Trumpet”, um concerto único e carregado de emoção.

O solista Luís Campos irá executar o Concerto para Trompete e Orquestra em Mib maior do compositor Checo Johann Baptist Georg Neruda. Trata-se de um concerto escrito no século XVIII e que é ainda hoje considerado por muitos como um dos mais bonitos concertos escritos para Trompete e Orquestra em toda a história da música. A magia e envolvência do som da Trompete, em momentos a solo e acompanhada pela orquestra, que irá encher os corações dos ouvintes. Este concerto contará ainda com a participação especial de alguns alunos da escola de música da Banda Musical de Cabreiros e do seu Coro Infantil.

Depois da União das Freguesias de Cabreiros e Passos São Julião, o Descentrar segue a 15 de abril para a União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro e a 22 de abril para a freguesia de Sobreposta. A 6 de maio é a vez de Crespos e Pousada, seguindo-se Ruílhe a 10 de junho. Irá para o rio Cávado a 8 de julho, na freguesia de Adaúfe e em Merelim São Paio, Panoias e Parada de Tibães a 23 de julho.

No dia 16 de setembro é a vez de Espinho e a 7 de outubro continua para a União de Freguesias de Lomar e Arcos. A 14 de outubro é apresentado na freguesia de Lamas. A 25 de novembro vai para Vilaça e Fradelos, terminando em Morreira e Trandeiras a 2 de dezembro e Nogueira, Fraião e Lamaçães a 9 de dezembro.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES