Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioBragaBraga: Descentrar leva novo circo de França e música brasileira a Lomar...

Braga: Descentrar leva novo circo de França e música brasileira a Lomar e Arcos

© O Último Momento

Lomar e Arcos, em Braga, são as freguesias que seguem no programa cultural Descentrar. É já no sábado, 11 de junho, que o novo circo e a música brasileira vão animar esta localidade do concelho.

Tem sido assim, desde o início de maio, com vários espetáculos totalmente gratuitos, a percorrer as freguesias, proporcionando tardes culturais em família e em comunidade.

O Largo da Igreja Velha de Lomar será o palco dos espetáculos com a apresentação do circo contemporâneo francês com “Une Partie de Soi” de Cie O Último Momento, pelas 17:00, e o concerto do brasileiro Luca Argel, a partir das 19:00.

“Une Partie de Soi”, uma parte de si mesmo, conta a história de um corpo, do ponto de vista de quem o habita e que mantém com esse corpo uma relação plena de respeito e de elevados padrões. É uma travessia vertical, seguindo a linha do mastro chinês, que mostra o homem além do esforço numa coreografia densa e poderosa.

Segue-se o concerto do cantor e compositor brasileiro Luca Argel, carioca tijucano e formado em música pela UNIRIO. É vocalista e compositor dos grupos Samba Sem Fronteiras e Orquestra Bamba Social, com quem divide a alegria de difundir a sonoridade e poesia da música brasileira em Portugal. Divide o tempo entre os palcos e outros projetos, como bandas sonoras para dança e cinema, programas de rádio e podcasts dedicados à música brasileira, e à produção literária. Tem livros de poesia publicados no Brasil, Espanha e em Portugal. Um deles foi semifinalista do Prémio Oceanos 2017, considerado um dos prémios literários mais importantes entre os países de língua portuguesa.

Espinho recebe Descentrar a 18 de junho

Depois de Lomar e Arcos, o Descentrar segue, no dia 18 de junho, para a freguesia de Espinho com um programa em cheio, que inclui uma visita guiada ao espaço patrimonial do Santuário do Sameiro; um espetáculo de novo circo, com “RASTO” dos Erva Daninha e o concerto “A Magia da Flauta Transversal” pela Orquestra Filarmónica de Braga, no Santuário do Sameiro (Cripta).

Depois do sucesso alcançado em 2021, o programa cultural “Descentrar”, promovido pelo Município de Braga, regressou com uma forte aposta na divulgação e promoção efetiva do património cultural e natural concelhio, através de novas criações artísticas e abordagens contemporâneas.

O Descentrar 2022 vem acompanhado de mais música, mais teatro, mais circo e mais eventos em muitos mais espaços do concelho. No total, a programação cultural chega a treze freguesias, praticamente o dobro das localidades abrangidas pelo programa no ano passado. Todas as iniciativas culturais são de entrada livre, embora limitada e condicionada à lotação do espaço em que decorrem.

Até dezembro são promovidos cerca de 30 eventos, num programa cultural único, desenhado para cada local através de um conjunto de espetáculos de novo circo e de teatro, concertos, visitas-guiadas a espaços patrimoniais e concertos comentados de música clássica e erudita.

O programa completo pode ser consultado aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS