Sábado, Dezembro 10, 2022
11.6 C
Braga
InícioBragaBraga dá continuidade a programa para incentivar hábitos de alimentação saudável

Braga dá continuidade a programa para incentivar hábitos de alimentação saudável

© CM Braga

O Município de Braga e o MARB – Mercado Abastecedor promoveram a sessão inaugural do programa 5 ao Dia para o ano letivo 2022/2023, numa sessão que decorreu no âmbito do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudável.

Com o objetivo de despertar nos mais jovens hábitos de alimentação saudáveis, foram desenvolvidas diversas atividades incluídas no programa 5 ao Dia que potenciaram o consumo diário de pelo menos, cinco porções de frutos e hortícolas, contribuindo, assim, para a prevenção das doenças crónicas (particularmente a obesidade).

Na sessão, que decorreu esta quinta-feira, na qual participaram 40 alunos da EB de Gualtar, a vereadora da Educação referiu que este é um projeto integrante e indispensável na promoção da alimentação saudável. Carla Sepúlveda lembrou que o Município tem desenvolvido um trabalho “bastante abrangente e incisivo” no fomento da alimentação sustentável e saudável no espaço escola. “É a partir da escola e da educação formal e não formal que se alteram hábitos. A presença do programa 5 ao Dia nas escolas do concelho tem-nos mostrado que a educação alimentar é muito bem-sucedida ao ponto de se constatarem mudanças de mentalidade por parte famílias e no quotidiano das nossas crianças e jovens”.

Como explicou a vereadora, o programa 5 ao Dia está no terreno há tempo suficiente para que se possa ter uma ideia real do impacto positivo que tem tido junto da comunidade educativa. “É nossa intenção cimentar a atuação na esfera da promoção da alimentação saudável por via de projetos neste âmbito, mas também através das refeições escolares. Por isso, defendemos que o momento de almoço na escola deve também servir para educar e formar os mais jovens no sentido de potenciar hábitos mais saudáveis”, referiu Carla Sepúlveda, na presença do presidente da Associação 5 ao Dia e administrador da SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, João Fonseca.

Altino Bessa, vereador do Ambiente e presidente da assembleia-geral do MARB, destacou a importância das estruturas nacionais e locais em contribuírem para a implementação de projetos que chegam à comunidade educativa como meio de mudança. “O Município de Braga tem apostado na promoção de hábitos saudáveis na esfera da alimentação com várias parcerias e trabalho em rede. O programa ‘5 ao Dia’ é exemplo desta rede de sinergias que resulta em mudanças efetivas e que se irão refletir a médio/longo prazo na prática alimentar destas crianças e das suas famílias”.

Altino Bessa lembrou o trabalho realizado nesta área no sentido de despertar a comunidade em geral para a importância de uma alimentação bem pensada e bem confecionada. Exemplo disso foi o lançamento da Carta para uma Alimentação Saudável e Sustentável.

O programa 5 ao Dia é desenvolvido nos diversos Mercados Abastecedores do país, sendo dinamizado na região Norte pelo MARB, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Braga. Em 12 anos do programa no distrito, já participaram um total de 17.500 crianças do 4.º ano do 1.º ciclo, com maior incidência no Concelho de Braga. Durante o ano letivo visitam o MARB cerca de 1500 alunos do 4º ano do Concelho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS