
O Município de Braga voltou a prestar tributo a todos os campeões que demonstraram o seu mérito desportivo a nível nacional, europeu e mundial. Atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, assim como o melhor evento desportivo, tiveram o reconhecimento nesta XI Gala do Desporto, que decorreu no Forum Braga.
Nesta cerimónia foi reconhecido o mérito de todos os atletas e clubes que obtiveram resultados de elevada performance durante a época desportiva de 2023/2024, no período compreendido entre 1 de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2024.
O júri atribuiu o prémio de melhor árbitro a Tânia Patrão, árbitra de futebol desde 2014, dirigindo jogos nos escalões nacionais da modalidade. Fez história na arbitragem nacional, pelo facto de ser a primeira mulher a dirigir uma final masculina, nomeadamente a Supertaça de Futebol da Associação de Futebol de Braga.
Na categoria de melhor treinador, o prémio foi atribuído a Ricardo Vieira, treinador da modalidade de basquetebol em cadeira de rodas da APD Braga, selecionador nacional da equipa Sub-23 e ainda selecionador nacional adjunto da equipa sénior e seleccionador nacional do basquetebol em cadeira de rodas 3×3. Na época desportiva 2023/2024 conquistou todos os títulos nacionais da modalidade, com vitórias no Campeonato, Taça e Supertaça de Portugal e a Supertaça de Portugal de Basquetebol em Cadeira de Rodas.
O prémio de melhor dirigente desportivo foi atribuído a Carlos Matos, presidente do ABC de Braga/UMinho desde o ano de 2021, assumindo a liderança deste histórico clube do andebol nacional após 19 épocas enquanto jogador.
Já o prémio de Mérito e Excelência foi atribuído a Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto.
Os bracarenses também foram chamados a participar nesta XI Gala do Desporto para eleger o melhor evento desportivo do ano. Através de uma votação online, o 8.º Braga CUP foi o evento do ano, recolhendo 50% dos votos. Organizado pela Associação Metrópole Talentosa, a 8.ª edição do torneio de futebol infantil “Braga CUP”, recebeu a presença de 85 equipas provenientes de 45 clubes, contando com mais de 1.500 participantes.
Os títulos nacionais e internacionais alcançados pelos clubes e atletas também foram reconhecidos pelo Município de Braga. Do Basquetebol, ao Boccia, da Patinagem à Dança, do Taekwondo ao Pára-quedismo, da Canoagem ao Boxe, passando pelo Bilhar, Atletismo, Xadrez e Tiro com Armas Caça, entre outras modalidades, foram centenas de atletas distinguidos pelas suas conquistas.