Braga: Cruzeiro de Ferreiros com mais de 300 anos foi requalificado
Sexta-feira , Novembro 27 2020 Periodicidade Diária nº 2648
Principal / Braga / Braga: Cruzeiro de Ferreiros com mais de 300 anos foi requalificado

Braga: Cruzeiro de Ferreiros com mais de 300 anos foi requalificado

União de Ferreiros e Gondizalves

O antigo Cruzeiro da freguesia de Ferreiros, em Braga, foi requalificado para conservação deste património com mais de três séculos. A obra foi executada pela Junta de Freguesia, a pedido dos zeladores que cuidam deste espaço.

João Costa, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, referiu que “pôs mãos à obra”, uma vez que além do cruzeiro estar num espaço público, a sua última requalificação ocorreu no ano de 1950. “Os zeladores que cuidam semanalmente dos arranjos solicitaram à Junta a sua requalificação. A última intervenção ocorreu em 1950 com verbas angariadas pela população e este ano, devido à pandemia, as famílias estão a atravessar um período de dificuldades financeiras. Decidimos pôr mãos à obra, pois a sua cobertura estava degradada com o estuque do teto a cair e precisava de ser renovado e pintado. As pedras à volta também foram unidas e reforçámos este lindíssimo espaço com o reforço e melhoria da iluminação”, informou o autarca.

O presidente da Junta salientou que esta obra foi merecida, uma vez que o restauro vem preservar o património. “O cruzeiro mereceu este trabalho de restauro e conservação, pois faz parte do património de Ferreiros, onde as pessoas procuram cada vez mais estes locais para rezar e pedir o fim desta pandemia”, finalizou João Costa.