Domingo, Fevereiro 25, 2024
13.4 C
Braga
InícioEducaçãoBraga comemorou Dia Internacional da Cidade Educadora com a comunidade educativa

Braga comemorou Dia Internacional da Cidade Educadora com a comunidade educativa

© CM Braga

Sob o lema “A cultura: fonte de criação e aprendizagens na Cidade Educadora”, o Município de Braga assinalou o Dia Internacional da Cidade Educadora, junto da comunidade educativa. Uma efeméride que tem como objetivo criar consciência na sociedade sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

Com a participação de crianças e adultos, as atividades tiveram como principal intuito fomentar a criatividade e exibir os trabalhos realizados nas escolas do concelho associados à vertente cultural.

Na sessão, que decorreu na Escola Secundária Carlos Amarante, Carla Sepúlveda, vereadora da Educação, entregou aos diretores dos Agrupamentos de Escolas e Escola não Agrupada, a bandeira alusiva ao Dia Internacional da Cidade Educadora, para ser hasteada em cada uma das escolas sede. A par deste momento simbólico, fazendo jus ao tema do Dia Internacional da Cidade Educadora, as crianças da EB1 de São Victor realizaram uma mostra do folclore bracarense.

O projeto “Culturas e Tradições” surge a partir do trabalho criativo e artístico desenvolvido pelos técnicos do Programa Municipal de Enriquecimento Curricular. As crianças que integram as AEC tiveram oportunidade de exibir o “projeto cultural” que desenvolveram ao longo do ano letivo passado e que foi apresentado oficialmente aquando das festas de São João de Braga.

“A Cidade Educadora agrega oportunidades em diversas áreas distintas na ação e na forma. Braga é uma cidade que promove as aprendizagens a partir da atividade e criação cultural, proporcionando oportunidades diferenciadoras à comunidade em geral”, referiu Carla Sepúlveda, sublinhando que para ser Cidade Educadora “não basta ter um título, é preciso sê-lo por inteiro e orgulhamo-nos de poder afirmar que Braga o é no seu todo”.

Segundo a vereadora, Braga é Cidade Educadora na saúde, na escola, nos lares de terceira idade, na inclusão, na rua, no associativismo, no ambiente, no desporto, nos rostos dos bracarenses. “Somos, como reflete o trabalho desenvolvido nas nossas escolas, ‘Cidade Aberta’. Aberta à mudança, à descoberta, à diversidade, ao passado, presente e futuro. Neste dia celebramos o que acreditamos ser uma Cidade Educadora: um espaço participado por todos(as) e que fomenta a criatividade e a visão de futuro, mas sem nunca esquecer o passado que faz de nós o que somos hoje”, finalizou.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES