Sexta-feira, Setembro 30, 2022
18.4 C
Braga
InícioReportagemBraga: Cidadãos de Maximinos, Sé e Cividade já podem requisitar documentos à...

Braga: Cidadãos de Maximinos, Sé e Cividade já podem requisitar documentos à Junta através do novo site

© Sandra Antunes

Os cidadãos da União de Maximinos, Sé e Cividade, em Braga, já podem requisitar documentos através do Balcão Online, inserido no novo site da Junta, sem necessidade de recorrer à Junta de Freguesia.

“Estamos aqui para apresentar o site da nossa União de Freguesias. Não queríamos que este site fosse mais um, mas sim uma ferramenta para darmos resposta a muitos anseios, sobretudo dos cidadãos que moram na nossa união. Não basta só falarmos de modernização administrativa, essa é efetivamente uma das nossas preocupações. Tudo começou quando aderimos à plataforma ‘A Minha Freguesia’ e este novo site, além de estar interligado com a ‘Minha Freguesia’, vai ter essa inovação: um Balcão Online onde as pessoas poderão requisitar atestados e outro tipo de documentos, inclusive efetuar o respetivo pagamento da prestação do serviço”, informou Luís Pedroso, presidente da União de Maximinos, Sé e Cividade.

Para o autarca, esta ferramenta “é importante e vai aproximar os cidadãos”, uma vez que a atividade profissional de muitas pessoas não permite a deslocação até à Junta de Freguesia no horário de abertura. “Temos de facilitar a vida dessas pessoas para que a relação que existe entre os nossos fregueses e a nossa União de Freguesias seja a mais próxima possível”. Luís Pedroso explicou ainda que o novo site foi desenvolvido pela mesma empresa que criou a ferramenta tecnológica “ondevoto.pt“, que facilitou o processo de votação nas últimas eleições legislativas.

Por sua vez, Manuel Crispim, da empresa BSB, explicou que a grande alteração no novo site é o Balcão Online para permitir a requisição de documentos, procedendo logo ao pagamento, caso seja necessário através dos métodos de pagamento como, por exemplo, pelo MBWay, que será uma das opções.

“Isto facilita porque a União de Maximinos, Sé e Cividade é uma das freguesias do centro da cidade de Braga e as pessoas que não têm essa possibilidade por causa do trabalho de virem cá para fazerem essa requisição, podem fazê-lo online e vai facilitar a vida de toda a gente. Acreditamos que temos um site diferente, fácil de utilizar e que permite aos fregueses estarem completamente informados de tudo o que é feito aqui na Junta e na União de Freguesias em geral. O Balão Online permite a requisição desses mesmos documentos e acelerar esse processo e só virem cá para levantar os documentos”, disse Manuel Crispim.

Para Manuel Crispim, a ferramenta “ondevoto.pt” foi “um sucesso e a ideia foi replicada pelo Município inteiro”.  “Na altura, o presidente desafiou-nos e nós criamos uma solução que agradou a toda a gente e acredito que se tivesse sido com mais tempo, muitas cidades teriam optado por esta solução na altura. Agora é esperar que venham novas eleições. Nestas últimas eleições, 40 mil pessoas recorreram ao novo sistema ‘ondevoto.pt’, com 30 máquinas a funcionar num dia e no voto antecipado também”, finalizou.

O novo site já se encontra disponível e pretende facultar toda a informação relacionada com esta União de Freguesias e facilitar pedidos de documentos, pagamentos, entre outros serviços. O site está disponível no endereço uf-msc.pt.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS