
No dia 29 de abril, a Braga Ciclável vai organizar um passeio de bicicleta com o tema “As Quintas que se fizeram cidade”. Este passeio tem como objetivo dar a conhecer a história das antigas quintas de Braga que posteriormente foram urbanizadas, alargando, assim, a malha urbana da cidade. Algumas dessas quintas ainda existem atualmente.
Será uma tarde a passear de bicicleta por Braga, com paragens em 15 pontos da cidade onde se encontravam as antigas quintas. Em cada paragem será feita uma breve explicação da história do local e do seu processo de urbanização até aos dias de hoje.
O percurso conta com cerca de 15 quilómetros e tem como ponto de encontro a Praça da República, às 14:30, terminando o passeio no mesmo local, com chegada prevista às 18:00. O passeio tem paragens nas seguintes quintas:
- Quinta dos Congregados
- Quinta das Goladas
- Quinta das Fontes
- Quinta de Passos
- Quinta de Sotomayor/dos Torneiros
- Coutada dos Arcebispos
- Quinta do Fujacal
- Quinta de Santo Adrião
- Quinta dos Peões
- Quinta das Lages
- Quinta da Armada
- Quinta das Portas
- Quinta da Arcela
Este passeio é de inscrição obrigatória, tendo o custo de 3,50 euros para o público geral e 2,50 euros para associados, que inclui seguro da Federação Portuguesa de Cicloturismo.
De acordo com a organização, “a Braga Ciclável continuará a defender melhores condições de mobilidade para todas as pessoas que querem deslocar-se a pé ou de bicicleta. Desejamos que as pessoas possam optar por todos os modos de transporte, fazendo-o de uma forma segura, consciente e responsável”.