
João Sousa e Luís Franqueira, membros eleitos pelo CHEGA na União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, formalizaram o exercício do Estatuto do Direito de Oposição, apresentando um conjunto de propostas para integrar o plano de ação da Junta de Freguesia em 2026.
O CHEGA explica que as propostas “decorrem do levantamento de necessidades realizado junto da população e refletem a visão política do partido para a freguesia”.
Para a mobilidade, segurança e espaço público, o documento destaca “diversas situações críticas que carecem de intervenção”, nomeadamente, “a reorganização do trânsito na Rua do Assento, Rua da Igreja, Rua do Carvalho e outros arruamentos com riscos de segurança e congestionamento; a correção e sinalização da rotunda na confluência das ruas do Carvalho, Santo André e da Igreja; a pavimentação em alcatrão de vias degradadas e requalificação de espaços como a Quinta dos Apóstolos; e o reforço de lombas, passadeiras e soluções de circulação segura em ruas usadas como ‘vias de fuga'”.
No que refere à iluminação pública, o CHEGA considera “urgente a substituição das luminárias antigas por iluminação LED moderna em várias zonas de Ferreiros e Gondizalves, reforçando a segurança rodoviária e pedonal”.
O partido sublinha que “há um défice significativo de espaços públicos de qualidade, propondo novos parques infantis na Naia, Quinta dos Apóstolos, Ferreiros, Glicínias e Gondizalves, bem como a abertura do ringue da Escola Básica da Gandra a toda a comunidade fora do horário escolar”.
Para a habitação, os eleitos defendem “uma base de dados rigorosa do parque habitacional, permitindo detetar casos de sobrelotação, exploração habitacional e reforçar o controlo e a transparência na emissão de atestados de residência”. O CHEGA solicita ainda à BragaHabit “mais acompanhamento e exigência no comportamento cívico de famílias realojadas na freguesia”.
Entre as prioridades apresentadas, destacam-se “a colocação de placas de identificação de ruas e limites de freguesia; a instalação de abrigos de autocarro tipo cabine em toda a União de Freguesias; e a requalificação da antiga Escola Básica de Gondizalves para uso comunitário”.
O CHEGA também propõe “a criação de Centros de Convívio para idosos em Ferreiros e Gondizalves; a requalificação dos balneários do Campo de Futebol de Gondizalves; o estudo de cedência ou permuta de terrenos para construção da sede do Estrelas Futebol Clube e melhoria do recinto do FC Ferreirense”.
Os eleitos consideram “urgente e vergonhoso resolver a ausência de saneamento em zonas de pavilhões da Gandra, reforçando igualmente a necessidade de melhor limpeza urbana, mais papeleiras e recolha de restos de obras na Quinta dos Apóstolos”.
Os representantes do CHEGA garantem “o apoio a todas as medidas benéficas para os fregueses, independentemente do partido proponente; a fiscalização rigorosa dos atos de gestão, da transparência e da utilização dos dinheiros públicos; e a defesa dos interesses da população nos grandes projetos que impactam o território”.


