Segunda-feira, Junho 17, 2024
18.7 C
Braga
BragaBraga celebra Dia Mundial da Criança com 16 horas de programação

Braga celebra Dia Mundial da Criança com 16 horas de programação

Iniciativa vai decorrer no Mosteiro de Tibães.

© CM Braga

É já no próximo fim de semana, dias 1 e 2 de junho, que haverá Dias de Festa em Tibães, em Braga, com mais de 20 atividades e espetáculos, num total de 16 horas de programação no Mosteiro de Tibães.

Para além da celebração do Dia Mundial da Criança, os Dias de Festa em Tibães servem também o propósito de chamar a atenção para a biodiversidade e a paisagem em espaços não convencionais ou em diálogo com o património do Mosteiro de Tibães.

A sustentabilidade, a ecologia e o bem-estar são temas do evento, estando presentes em todas as atividades promovidas. A sensibilização ambiental faz-se também no que diz respeito à utilização dos transportes públicos, convidando, o Município, a população a deslocar-se através dos TUB – Transportes Urbanos de Braga que, nesse dia, terão o reforço da linha por 1 euro.

A AGERE também irá disponibilizar no local vários bebedouros, sendo o público convidado a levar a sua garrafa que poderá ir enchendo ao longo do dia.

O próprio espaço do Mosteiro é um convite à fruição da natureza em todo o seu esplendor. Refúgio de muitas espécies da fauna e da flora, a cerca do Mosteiro destaca-se pela vasta biodiversidade, sendo um constante desafio à sensibilidade e ao conhecimento natural.

Esta edição dos Dias de Festa em Tibães conta com a presença de street food possibilitando às famílias passar o dia no local, com espaço para fazer as suas refeições.

Do vasto programa destaque para a instalação sensorial do coletivo Frenesim, que estará localizada no Lago da Cerca de Tibães. Uma instalação interativa para descobrir devagar, habitar e fazer som, que convida os que lá passam a intervir, tocar, cantar, escrever, desenhar ou gravar os seus desejos, para que fiquem, também eles, suspensos.

No ano que se comemora os 50 anos do 25 de Abril, a Sala das Cavalariças recebe a Plataforma 285, com 4 sessões diárias, pelas 10:00, 11:30, 14:30 e 16:00 para apresentar a leitura encenada “Era uma vez um cravo” a partir do livro em forma de poema, com versos de José Jorge Letria e ilustrações de André Letria.

A Companhia de Música Teatral, com a instalação “ZYG#3”, na Sala do Capítulo, oferece uma experiência artística no interior de um objecto-espaço poético: casa, ventre, ovo, ser vivo, nave, nuvem, gota de água ou isso tudo e nada disso.

Nos Claustro do refeitório, a Companhia espanhola Bambolea invade o Mosteiro com “a magia do circo de ontem, a linguagem de hoje e os valores de amanhã”. “Circus Feria” é o mote que faz uma homenagem ao circo que viajava por diferentes localidades e deslumbrava com as suas maravilhas e alegria. Toda a família poderá aventura-se nos diferentes jogos e desafios que esta trupe nos traz a Tibães.

Destaque também para as peças de teatro de três companhias de Braga. A Malad’arte irá apresentar a peça “Circo à moda antiga”, com sessões no sábado e no domingo, pelas 10:30 e pelas 15:00, no Jardim dos Troncos, uma viagem mágica ao passado, onde personagens emblemáticos do circo ganham vida e mostram às crianças de hoje a beleza e magia desse mundo encantado. Por sua vez, a Academia de Teatro Tin.bra, irá apresentar a peça “Pequenas Virtudes”, numa viagem em que as virtudes se tornam personagens de um conto simbiótico, com sessões nos dois dias pelas 11:00 e pelas 16:30 nas Escadarias e Capela de S. Bento.

A La Maquina, irá dinamizar oficinas de Teatro “La Maquina Criativa” pelas 10:00 e pelas 14:30 e depois apresenta a história de uma menina que possui um pássaro como o seu melhor amigo no espetáculo “Encantos”, pelas 11:30 e 16:30, na Sala do Recibo.

Nesta edição, diferentes workshops, jogos e oficinas de artes visuais estão à disposição de todos. A Ludoteca da Estufa leva consigo uma mega mostra de jogos de tabuleiro para toda a família. A ilustradora Fedra Santos, dinamiza na Casa do Volfrâmio oficinas de artes visuais e em conjunto com as crianças cria uma instalação que é uma floresta em crescimento, os espaços vazios esperam pela mão do público para serem preenchidos por fauna e flora coloridas. A Oficina Fritta desenhou um Trilho Selvagem pela cerca de Tibães, um percurso de oficinas que nascem do encontro entre a expressão plástica e a paisagem. O coletivo Musicar, traz à Ramada dos Sons oficinas de música e movimento envolvendo a criatividade, sociabilidade, espontaneidade e sensibilidade.

O Teatro e Marionetas de Mandrágora estarão em permanência no evento numa “Viagem pelo mundo das marionetas” que é sobretudo uma viagem por um mundo muitas vezes desconhecido, que nos deslumbra, encanta e nos permite observar, tomando o tempo seguindo o seu ritmo.

A equipa da Braga 25, estará na Sala da Ouvidoria com o Jogo “2025: uma Viagem no Tempo” neste jogo, os participantes vão fazer uma emocionante viagem no tempo, que tem como destino 2025, o ano em que Braga será Capital Portuguesa da Cultura.

Pelo Pátio das Adegas, a Companhia A Bolha – Teatro de Marionetas, apresenta pelas 11:00 e 16:00 o espetáculo “Triguva” onde uma marioneta, ganha vida através da interpretação de dois elementos: o trigo e a uva. É uma performance itinerante, com música ao vivo, em que estes dois elementos e alimentos, bem conhecidos da tradição gastronómica e cultural dos portugueses, mostram o quanto estão enraizados nos nossos costumes.

Serão dois dias repletos de atividades diversas e de acesso livre, onde a animação, a alegria e os sorrisos das crianças se irão conjugar na perfeição com o meio ambiente, o bem-estar e a ecologia, fazendo do Mosteiro de Tibães o melhor lugar do mundo para se ser feliz.

O evento é de entrada livre, com lotação limitada aos espaços, feita por ordem de chegada.

O programa completo pode ser consultado aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES