Domingo, Janeiro 23, 2022
6.3 C
Braga
InícioBragaBraga celebra contratos-programa de 3,5 milhões de euros com empresas municipais

Braga celebra contratos-programa de 3,5 milhões de euros com empresas municipais

© CM Braga

O Executivo Municipal de Braga aprecia na quarta-feira, 15 de dezembro, as propostas de celebração dos contratos-programa relativos ao Theatro Circo, BragaHabit e InvestBraga. No total, o Município de Braga irá transferir para as referidas empresas municipais mais de 3,5 milhões de euros durante o ano de 2022, sendo 1,3 milhões para a BragaHabit, 1,9 milhões para o Theatro Circo e 339 mil euros para a InvestBraga.

As propostas têm como objetivo “consolidar a visão de assunção de atribuições encetada nos últimos anos e, consequentemente, fomentar o desenvolvimento das suas atividades”. O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, salienta que “as empresas municipais têm cumprido exemplarmente a sua missão, cada uma dentro do seu âmbito e das especificidades dos sectores que atuam”.

“Se olharmos para a realidade destas empresas face ao passado, vemos evidentes melhorias do ponto de vista da gestão e dos resultados financeiros e há que destacar o serviço público prestado à população em cada uma das áreas de intervenção, que tem superado as expectativas”, explica o autarca.

Ricardo Rio lembra que estas três empresas municipais possuem “relevantíssimas responsabilidades no desenvolvimento económico, social e cultural do concelho”, pelo que cabe apenas ao Município de Braga “reconhecer o importante papel desempenhado em matéria de apoio às atribuições que legalmente lhe estão cometidas”.

A BragaHabit, cuja proposta prevê a atribuição de um milhão e trezentos mil euros, é uma empresa local que visa a promoção e gestão de imóveis de habitação social, bem como a gestão de apoios ao arrendamento e a recuperação de habitação degradada, a prestação de serviços na área da educação e da ação social.

Já em relação ao Theatro Circo, a quem será atribuído o valor de 1.946.853.00 euros, o contrato-programa visa a concretização da programação interna do Theatro Circo e gnration, enquanto equipamentos culturais da cidade, “contribuindo para os principais objetivos estratégicos do seu plano de atividades, nomeadamente: aposta na programação eclética, diversificada e abrangente; abertura à comunidade e aos criadores locais; criação e fidelização de públicos; reforço da notoriedade e posicionamento do Theatro Circo e do gnration; desenvolvimento de um modelo de gestão sustentável”.

No que se refere à InvestBraga, o valor do contrato-programa destina-se a “comparticipar o trabalho realizado na área de atração de investidores e empreendedores que valorizem e incrementem a atividade económica da região, criando condições para a instalação de novas empresas e para a promoção de novas atividades”.

Por outro lado, o contrato-programa visa apoiar a realização da Feira do Livro e do seu programa cultural e disponibilizar os serviços de apoio e espaços no Altice Forum Braga à Companhia de Teatro de Braga para a dinamização da sua atividade.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS