Segunda-feira, Agosto 2, 2021
22.3 C
Braga
InícioBragaBraga: Campanha de recolha de lixo eletrónico arranca com ação de sensibilização...

Braga: Campanha de recolha de lixo eletrónico arranca com ação de sensibilização em Mire de Tibães

Grupo Unidos de Tibães

O Grupo Unidos de Tibães, em Braga, arrancou hoje com a campanha “UNIDOS A RECICLAR – Dê Nova Vida ao Lixo Eletrónico”. Esta campanha é destinada à recolha de resíduos elétricos, eletrónicos, pequenos e grandes eletrodomésticos, baterias, dispositivos informáticos, de comunicação e lâmpadas em fim de vida, junto da comunidade tibanense e de freguesias vizinhas

O objetivo é apelar à entrega destes equipamentos e direcioná-los para a entidade competente, a Elcetrão, a fim de serem reciclados e transformados em novo material.

A campanha encetou na manhã deste domingo com uma ação de sensibilização na rua, porta a porta, dirigida à comunidade, com a distribuição de folhetos informativos alertando para os perigos de abandonar este tipo de resíduos na natureza e do desmantelamento em casa, através da libertação de metais pesados como chumbo, lítio e cádmio que contaminam terrenos e infiltram-se nos lençóis freáticos. Foi feita ainda uma sensibilização para a necessidade de dar nova vida a estes equipamentos, através da reciclagem, orientando para instituições que podem ser contactadas para a recolha desses equipamentos.

Esta ação mostrou-se de “grande relevância” face ao desconhecimento da população sobre a orientação a dar aos aparelhos “encostados” em casa.

Até 24 de abril, as doações podem ser deixadas na sede do Grupo Unidos de Tibães, situada na Casa do Povo de Mire de Tibães, na Rua de Ruães,  de segunda a sexta-feira das 14:00 às 21:00 e ao sábado das 10:00 às 13:00, já preparada para separar os equipamentos por categorias. Computadores, telemóveis, carregadores, cabos, baterias, impressoras, routers, pilhas, lâmpadas, eletrodomésticos de pequenas dimensões como micro-ondas, batedeiras, torradeiras, aspiradores, ferros de engomar, máquinas de café, etc… podem ser deixados na sede do GUT.

Para os eletrodomésticos de grandes dimensões, como frigoríficos, máquinas de lavar roupa ou loiça, fogões, fornos, arcas frigoríficas, ares condicionados, painéis fotovoltaicos, etc, recomenda-se o contacto direto com a associação através do 932 310 516 ou do email [email protected] para agendar a melhor data para levantar o equipamento.

Como retribuição o Grupo Unidos de Tibães vai presentear todos os que contribuírem para esta campanha com doações, com a oferta de um vaso com uma planta, que poderá ser uma erva aromática, um cato, uma suculenta ou um saquinho com folhas de loureiro. Desta forma, a associação pretende reforçar a pegada verde no planeta.

Esta campanha conta com o apoio da Electrão, entidade responsável pela recolha das doações no Grupo unidos de Tibães.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS