Sexta-feira, Setembro 17, 2021
18 C
Braga
InícioBragaBraga: Berta de Sousa é a candidata do PS à UF de...

Braga: Berta de Sousa é a candidata do PS à UF de Crespos e Pousada

© PS

Berta de Sousa é a candidata do Partido Socialista à União de Freguesias de Crespos e Pousada, em Braga.

A candidata iniciou a sua atividade profissional com 16 anos, tendo conjugado o trabalho com a formação académica. Aos 23 anos, começou a sua carreira na área bancária e dos seguros, dando aulas, em acumulação de funções, em várias escolas profissionais. Licenciou-se em Sociologia das Organizações e em Direito. Aos 34 anos integrou a administração pública, na área da saúde, exercendo funções de coordenação de equipas e direção de recursos humanos. Atualmente, exerce funções na área jurídico-disciplinar em vários centros de saúde da zona norte do país. Paralelamente, é docente no ensino superior.

Ligada a Crespos há 49 anos, participou em atividades sociais da localidade, foi membro do grupo cristão “Jovens em Caminhada” e mentora do projeto de solidariedade social “Norte Solidário”, que surgiu na freguesia no contexto da presente pandemia e se expandiu a nível nacional.

Berta de Sousa entende a política como “prestação de um serviço público e de entrega à comunidade”, pelo que se candidata para “prosseguir e defender os interesses públicos da população”, o pilar da sua candidatura. Considera que a participação política se traduz num “dever altruísta” e é com esse sentido de responsabilidade que pretende “levar a cabo a missão, promovendo a justiça e a equidade no desenvolvimento de ambas as freguesias, afastando-me de quaisquer conflitos de interesses ou jogos políticos desnecessários”.

A candidata defende que as necessidades da população “são cada vez mais abrangentes”. É nesse contexto que, entre as suas propostas, se destaca a criação de um Conselho da Comunidade, “regulamentado pela Assembleia de Freguesia, composto por cidadãos de Crespos e de Pousada, mas também de fora e portanto isentos, com competências profissionais diversas (Ação social, Ambiente, Economia e Gestão, Arquitetura Paisagista, Saúde, bem como representantes locais da indústria, comércio, agricultura e associações locais), que possam sustentar e emitir parecer prévio às decisões e ao investimento a tomar pela Junta”.

Berta de Sousa propõe também a criação de um “Espaço do Cidadão”; parcerias com entidades externas para instalação de um núcleo de formação profissional local; ou a criação de um percurso pedestre entre as duas freguesias, “revitalizando, sem descaracterização, os caminhos romanos (quelhas) existentes, que se encontram totalmente abandonados”, proporcionado à população “acessos seguros, especialmente para caminhadas”.

Adianta igualmente a criação de espaços ajardinados e adaptados à prática de jogos tradicionais e didáticos, “recurso a partilhar entre a comunidade, as associações locais, escola, ATL e creches”, bem como o “tratamento de todas as rotundas e entroncamentos, acessos, ruas e caminhos, ajardinando-os e arborizando-os”.

Para a concretização deste “inovador projeto político”, a candidata socialista à presidência da União de Freguesias de Crespos e Pousada tem já uma fundamental certeza: “uma excelente equipa, dedicada e unida, constituída por jovens, mulheres e homens, de diversas áreas de formação”.

As Eleições Autárquicas realizam-se a 26 de setembro.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS