
A Basílica dos Congregados, um dos mais emblemáticos templos da cidade de Braga, abre as portas para um ciclo especial de visitas guiadas durante os meses de verão, conduzidas pelo historiador e bracarólogo Rui Ferreira.
Com início no dia 30 de junho, esta temporada de visitas convida bracarenses e visitantes a mergulharem na história da Congregação do Oratório em Braga, bem como na riqueza artística, espiritual e patrimonial do seu templo. A iniciativa inclui a passagem por espaços habitualmente inacessíveis ao público, como a Sala da Irmandade, o Coro Alto, a Capela de Nossa Senhora Aparecida e a impressionante subida à torre sineira, com uma vista privilegiada sobre a cidade.
Com uma duração de cerca de 90 minutos, as visitas têm um custo simbólico de 5 euros por pessoa (pagamento na secretaria da Basílica ou no próprio dia).
Datas das visitas (Verão 2025)
- 30 de junho (segunda-feira), 21:00
- 14 de julho (segunda-feira), 21:00
- 26 de julho (sábado), 18:00
- 11 de agosto (segunda-feira), 21:00
- 23 de agosto (sábado), 18:00
- 8 de setembro (segunda-feira), 21:00
O destaque vai para as visitas às segundas-feiras às 21:00, que oferecem uma experiência única de contemplação do templo e da cidade ao anoitecer, num ambiente de tranquilidade e beleza singular.
A atividade é promovida pela Basílica dos Congregados, em parceria com o Ponto Braguez, e pretende valorizar o património religioso e cultural de Braga, ligando história, arte e espiritualidade.


