Quarta-feira, Maio 18, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Bairro das Andorinhas deu início ao programa “Bairros Saudáveis”

Braga: Bairro das Andorinhas deu início ao programa “Bairros Saudáveis”

© Projeto ÁS – Andorinhas Saudável

O projeto “ÁS – Andorinhas Saudável” foi apresentado pela Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, em Braga, tendo resultado de uma candidatura apresentada no ano passado ao programa “Bairros Saudáveis”.

Perante uma sala repleta com cerca de 60 pessoas, Flávio Vieira, presidente da Associação de Moradores, deu inicio à sessão dando as boas vindas a todos e apresentando o gestor do Projeto Andorinhas Saudável.

João Ricardo Silva foi a escolha da direção para coordenar este projeto. “Submetemos a candidatura a este projeto pois é uma oportunidade de conferir uma dinâmica transformadora à ação da associação e ao próprio bairro, pois serão realizadas várias dinâmicas que vão abranger todos os moradores”, disse.

No âmbito deste projeto será criado um espaço comunitário, que servirá para apoio ao estudo e acesso a equipamentos informáticos por parte das crianças e jovens do bairro, e onde vão ser desenvolvidas um conjunto de atividades que visam a proteção da saúde e a promoção de estilos de vida saudável, a promoção da cidadania e coesão social, o combate ao insucesso e abandono escolar precoce, ao isolamento e a promoção do desenvolvimento pessoal. “Será, ainda, executado um programa de promoção da atividade física para criar hábitos de caminhar, correr, ginástica ao ar livre, dança, e introduzir a prática de exercício nas rotinas dos seus habitantes”, acrescentou João Ricardo.

O projeto “ÁS – Andorinhas Saudável”, que resulta de uma parceria com o ACES Braga, a Bragahabit e a Associação Ágora Bracarense, vai decorrer até ao verão e pretende também “combater a exclusão social e isolamento em pessoas idosas e que vivem sós, estimulando o seu bem-estar físico e mental, a sua autonomia, participação social e estimulação cognitiva. Pretende-se sinalizar e a avaliar as situações de isolamento, criando uma rotina de visitas, por uma equipa multidisciplinar, direcionada para atividades de saúde, ocupação, acompanhamento e aconselhamento psicossocial”.

Para finalizar, João Ricardo Silva ressalvou que “este projeto nasceu para dar resposta às necessidades reais sentidas pelos moradores, quer seja ao nível social como ao nível da saúde, melhorando significativamente as condições de vida dos moradores do bairro, pois todos juntos vão tornar o Bairro das Andorinhas num exemplo social”.

Neste evento, que foi aberto a toda a população em geral, estiverem presentes algumas entidades como a Câmara Municipal de Braga, a Junta e Assembleia de Freguesia de São Vicente, a Bragahabit, a Ágora Bracarense, a Unidade Cuidados Braga Saudável e diversos elementos de várias forças partidárias da nossa freguesia.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS