Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.7 C
Braga
BragaBraga avança com medida permanente de apoio ao empréstimo para aquisição de...

Braga avança com medida permanente de apoio ao empréstimo para aquisição de habitação própria

Arrendamento acessível será também compatibilizado com legislação nacional.

© CM Braga

Será analisada, esta Reunião do Executivo Municipal, que se realiza hoje, a proposta de abertura da consulta pública relativa à terceira alteração ao Regulamento de Apoio à Habitação.

“Pela necessidade de continuar a apoiar as famílias que se deparam com elevadas taxas de esforços no acesso à habitação, considera-se nesta alteração que o Regime de Apoio Direto ao Empréstimo deverá ter um caráter permanente. A sua inclusão no Regulamento de Apoio à Habitação do Município garante um maior alinhamento com os restantes regimes de apoio e uma maior justiça na atribuição de apoios habitacionais”, refere a Câmara Municipal.

Deste modo, o apoio à habitação por parte da BragaHabit irá passar a contemplar cinco tipos de candidaturas: Arrendamento Apoiado; Subarrendamento; Apoio Direto ao Arrendamento; Apoio Direto ao Empréstimo; e Residência Partilhada.

“De igual forma, são alteradas outras disposições do Regulamento de Apoio à Habitação do Município de Braga que decorrem da experiência recente de aplicação do mesmo e que têm também como objetivo garantir maior justiça na atribuição de apoios”, sublinha a Autarquia.

Ainda na área da habitação, nesta reunião será analisada a primeira alteração ao Regulamento do Programa Municipal de Arrendamento Acessível, que visa assegurar a compatibilidade do programa com a legislação nacional e alargar as condições de acesso para proprietários e subarrendatários.

“Considerando que a isenção de tributação em IRS e em IRC está prevista no Estatuto dos Benefícios Fiscais, sendo da responsabilidade do Estado, o encargo para o Município passará pela isenção de IMI”, conclui o Município.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES