Braga ativa Plano Municipal de Emergência
Terça-feira , Setembro 22 2020 Periodicidade Diária nº 2582
Principal / Notícias / Braga ativa Plano Municipal de Emergência

Braga ativa Plano Municipal de Emergência

Dada a situação de incêndios de gravidade acima do normal, o Município de Braga ativou ontem o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do concelho, conforme o previsto na Lei 27/2006, de 3 de Julho e na Lei 65/2007, de 12 de novembro. A medida surge devido à previsão de prolongamento de condições favoráveis à ocorrência de incêndios florestais e à previsibilidade da ocorrência de precipitação que, face às condições atuais dos solos, possibilitará o arrastamento de materiais sólidos.

Considerando que a situação presente implica a adoção de medidas especiais nos termos previstos no Plano Municipal de Emergência, foram acionados os agentes de Protecção Civil da área do Município necessários aos trabalhos para a resolução da ocorrência, sem prejuízo das decisões tomadas pelo Comandante das Operações de Socorro. Foram ainda acionadas todas as entidades e pessoas com especial dever de colaboração nos termos de mesmo plano.

A articulação das intervenções dos diversos agentes são coordenadas pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil, em estreita colaboração com o Comandante das Operações de Socorro, sem prejuízo das diversas forças atuarem no terreno sob os seus comandos ou chefias próprias.

Por motivos de segurança, a via da Falperra e a via de acesso ao Bom Jesus e ao Sameiro encontram-se encerradas total ou parcialmente, para trabalhos de limpeza e manutenção das estradas e remoção de árvores caídas.