Sexta-feira, Junho 21, 2024
16.2 C
Braga
BragaBraga: Associação Girar promove colóquio e caminhada para prevenção do suicídio 

Braga: Associação Girar promove colóquio e caminhada para prevenção do suicídio 

DR

A Associação Girar, instalada na freguesia de Ferreiros, em Braga, vai promover um colóquio e uma caminhada de sensibilização no âmbito da prevenção do suicídio. 

O colóquio irá decorrer no dia 23 de setembro, às 14:30, no Museu D. Diogo de Sousa, no centro da cidade de Braga, enquanto a caminhada realiza-se no dia 24 de setembro, às 10:00, com partida na Junta de Freguesia de Ferreiros até à Avenida Central. Ambas as iniciativas são gratuitas e abertas à comunidade.

A associação Girar, que conta com pouco mais de um ano, pretende desenvolver atividades que visem a promoção de um comportamento cívico correto na sociedade em geral. 

“Somos de Ferreiros e as nossas atividades desenvolvem-se, sobretudo, a nível local, mas queremos ter a maior abrangência possível no alcance das nossas ações. Temos a noção de que a questão do suicídio é vista como um assunto tabu na sociedade. Para a Girar, este é um assunto delicado e que precisa de maior atenção. Achamos que os propósitos da nossa associação se enquadram neste tipo de ações e vemos aqui uma oportunidade de prestar um serviço no que toca à divulgação do tema e prevenção do suicídio”, referiu a associação.

O colóquio contará, como convidados, Daniela Lascasas, psiquiatra, Catarina Veloso Santos, psicóloga, Leonel Fernandes, enfermeiro e representante da Ordem dos Enfermeiros, Rui Silva, do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, Paulo Silva, da Associação Antibullying com Crianças e Jovens, José Paulo Leal, da Associação Telefone da Amizade, e Rute Reis Figuinha, da Associação Sobre Viver Depois do Suicídio.

O colóquio terá a apresentação de palestras por parte de técnicas de saúde e um debate entre os restantes elementos convidados, moderado por Rui Alberto Sequeira, jornalista da Antena Minho. No decorrer da organização dos eventos, a associação será inscrita na rede de parceiros do SNS, no âmbito da prevenção do suicídio.

As iniciativas contam com apoio da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves e da União de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade. 

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES