No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Victor de Sá, o Município de Braga e a Fundação Bracara Augusta vão realizar três iniciativas durante este mês de outubro.
A primeira iniciativa é uma leitura encenada da “Nova Cartilha do Povo” a ter lugar no dia 13 de outubro pelas 21:30 no Café Vianna, na Praça da República, em Braga. Na sessão será distribuída uma edição facsimilada da “Nova Cartilha do Povo”. O espetáculo, cuja encenação estará a cargo da Mala d’arte, irá recriar um ambiente que faz lembrar a ditadura, esses tempos de medo, de opressão, mas também de revelação e esperança. Neste espaço, o espetáculo promete recriar um ambiente de esperança e, ao mesmo tempo, de suspeição, valorizando aqueles que, no trabalho coletivo, lutavam em prol da unidade democrática para o derrube do fascismo. Um espetáculo cheio de surpresas, conversas e olhares misteriosos.
Já a segunda iniciativa prende-se com a inauguração da placa evocativa da Livraria Victor, a ter lugar na Rua dos Capelistas, em frente ao antigo edifício da livraria (hoje atuais galerias Valdemar), pelas 17:30 do dia 14 de outubro.
Por fim, a terceira iniciativa, será uma exposição intitulada “Victor de Sá, Vida e Obra: Exposição Bibliográfica”. A mostra será inaugurada a 14 de outubro, pelas 18:00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e estará patente ao público até 29 de outubro.