
No âmbito do Dia Mundial do Idoso, a União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, em parceria com o Tribunal Arbitral de Conflitos de Consumo de Braga (CIAB), vai organizar duas sessões de esclarecimento sobre serviços prestados à população sénior.
As sessões serão gratuitas e irão decorrer na próxima sexta-feira, 27 de outubro, às 09:30 e às 14:30, na sede da Junta de Maximinos.
Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, realçou a importância desta iniciativa direcionada para a população sénior a fim esclarecer os seus direitos sobre prestação de serviços. “Na próxima sexta-feira vamos receber neste auditório duas sessões de esclarecimento para pessoas com mais de 65 anos de idade para ficarem a saber um pouco dos seus direitos e das suas obrigações. Vão poder trazer os seus dados para que os técnicos do CIAB possam fazer uma leitura mais correta e ver se realmente estão a pagar o preço justo pelos serviços que auferem”, aconselhou o autarca.
Já Fernando Viana, diretor-executivo do CIAB, alertou que os idosos são os que mais padecem na contratação de serviços e que é “urgente” proteger esta faixa etária. “Os consumidores idosos são especialmente carecidos e nós temos verificado que muitos deles subscrevem serviços que não sabem que subscreveram e que lhes custam mensalmente várias dezenas de euros. Sabemos que a população idosa, do ponto de vista dos seus rendimentos, recebe menos a partir do momento que a pessoa se reforma e os seus rendimentos diminuem. Portugal é dos países mais envelhecidos do mundo e, portanto, a população idosa tem que ser defendida. Os seus direitos têm que ser acautelados e com a parceria entre estas duas instituições, vamos ajudar a resolver estes problemas da população idosa”, disse o diretor-executivo.

Por seu turno, Alexandra Lima, vogal do Pelouro da Ação Social da União de Maximinos, Sé e Cividade, explicou que existem muitos idosos que procuram a Junta de Freguesia para tirar dúvidas. “São muitos os idosos que nos procuram com imensas dúvidas, e como o CIAB está sediado na nossa Junta de Freguesia da Sé, temos essa facilidade de enviar as pessoas para o 1.º andar. Nestas primeiras sessões irão estar presentes duas associações com alguém responsável para que os idosos se sintam confortáveis porque eles vão receber muita informação e, se houver dúvidas, vão perguntar a eles antes de se deslocarem ao CIAB”, referiu.
Esta iniciativa contará com a presença da Academia Sénior dos Lions Clube de Braga e da Associação Maxiseci para apoiar as pessoas nas sessões de esclarecimento.
O Tribunal Arbitral de Conflitos de Comum de Braga localiza-se na sede da Junta de Freguesia da Sé e tem como objetivo resolver conflitos de consumo através da mediação, conciliação e arbitragem.