Quarta-feira, Agosto 10, 2022
22.2 C
Braga
InícioBragaBraga assina protocolo com Associação Florestal do Cávado

Braga assina protocolo com Associação Florestal do Cávado

© CM Braga

No âmbito do Projeto ‘Cuidar Braga II’, financiado pelo EEA GRANTS – Programa Ambiente, o Município de Braga assinou um protocolo com a Associação Florestal do Cávado, uma das 42 entidades que assinaram este documento referente ao projeto de combate aos incêndios florestais e proteção da natureza, pessoas e bens.

Fundada em 1996, a Associação Florestal do Cávado tem como principais objetivos promover a união entre os proprietários florestais, bem como oferecer aos associados apoio técnico que lhes permita gerir melhor as suas áreas florestais.

Esta associação disponibiliza aos proprietários e produtores florestais seus associados, um vasto conjunto de serviços de apoio técnico, nas áreas fundamentais da gestão florestal, com o intuito de assim aumentar a rentabilidade económica das explorações, através da implementação de boas práticas florestais. Neste momento, a AFC conta com 9 Equipas de Sapadores Florestais e poderá agora com esta assinatura, disponibilizar aos seus cerca de 600 associados biotrituradores para proceder à destruição dos sobrantes, sem recorrer à utilização do fogo.

Recorde-se que o Município de Braga disponibiliza gratuitamente, através das Juntas de Freguesias, biotrituradores para proceder à destruição dos sobrantes.

Este equipamento tritura os sobrantes, reduzindo-os a estilha, podendo esta posteriormente ser incorporada nos solos como fertilizante natural, reaproveitada em compostagem, cobrimento do solo ou outras utilizações agrícolas e de jardinagem.

Para ter acesso a este serviço, o terreno deve ser previamente limpo e os sobrantes estarem prontos a ser triturados.

Os interessados devem contactar a junta freguesia a que pertencem, e informar-se do serviço do Biotriturador da Proteção Civil do Município de Braga.

Para mais informações contactar a Divisão Municipal da Proteção Civil, através do telefone 253 61 60 60.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS