Sábado, Maio 21, 2022
22.2 C
Braga
InícioBragaBraga apresentou projeto que vai premiar os utilizadores de bicicleta

Braga apresentou projeto que vai premiar os utilizadores de bicicleta

© CM Braga

Braga é uma das três cidades europeias que aderiu ao projeto “Bicification – O Futuro em Duas Rodas“, que premeia 500 utilizadores de bicicleta pelas distâncias percorridas na cidade e lhes permite acumular dinheiro para gastar no comércio local.

A conferência de apresentação do projeto decorreu hoje, no Parque Desportivo da Rodovia, e contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Olga Pereira, vereadora do urbanismo, e Rui Marques, diretor-geral da Associação Empresarial de Braga.

Na ocasião, Ricardo Rio referiu que este projeto “pretende contribuir para a promoção de uma cultura de mobilidade na cidade”, garantindo uma coexistência de meios de transporte de diferentes tipos e para diferentes públicos. “Este é mais um incentivo tendo em vista a promoção de meios de transporte mais amigos do ambiente em detrimento do automóvel”, disse.

Este projeto-piloto visa incentivar o uso da mobilidade suave e estudar o comportamento dos cidadãos para auxiliar os decisores políticos na implementação de medidas. Através de um sistema GPS e da app associada será possível monitorizar as deslocações em bicicleta efetuadas, que darão origem aos incentivos financeiros. Esta monitorização é efetuada numa plataforma de dados centralizada.

Para integrar o projeto, basta cumprir os seguintes requisitos: residir ou trabalhar em Braga, ter mais de 15 anos de idade e ser proprietário de uma bicicleta e smartphone. As inscrições devem ser eftuadas até dia 31 de maio aqui.

O projeto europeu “Bicification” é financiado pelo EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão da União Europeia. Istanbul, na Turquia, e Talín, na Estónia, são as outras duas cidades que aderiram ao projeto.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS