Sábado, Maio 21, 2022
27.2 C
Braga
InícioBragaBraga aposta no reforço da cooperação institucional com a Turquia

Braga aposta no reforço da cooperação institucional com a Turquia

© CM Braga

O Município de Braga assinou um memorando de entendimento com o Município Metropolitano de Gaziantep, da República da Turquia. O protocolo, estabelecido esta quarta-feira, visa promover, desenvolver e expandir uma cooperação efetiva e diplomática tendo em vista a dinamização económica e social das duas cidades.

Gaziantep é uma cidade metropolitana do Sul da Turquia com quase 1,5 milhões de habitantes. É a sexta cidade mais populosa da Turquia e a maior cidade da região sudeste da Anatólia, com grande potencial económico, apresentando uma relevante riqueza cultural e histórica.

No documento, assinado por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e por Latif Karadağ, vice-presidente de Gaziantep, é proposto que as duas cidades estabeleçam uma verdadeira cooperação institucional em diferentes áreas, promovendo a prosperidade e o desenvolvimento dos territórios.

“Nos últimos anos, Braga tornou-se numa das cidades mais dinâmicas em termos de crescimento económico e populacional, de inovação e conhecimento. Somos atualmente uma das mais importantes cidades europeias em termos de inovação e captação de investimento e temos vindo a encontrar novas parcerias e ligações internacionais que possibilitem a abertura a novos mercados turísticos e o reforço da cooperação empresarial” referiu Ricardo Rio, sublinhando que esta ligação vai identificar pontos de contacto para uma parceria que seja do interesse dos cidadãos das duas cidades.

O desenvolvimento de projetos conjuntos na área do urbanismo, a cooperação económica, industrial e comercial entre as cidades, assim como a cooperação académica são pontos estratégicos que serão aprofundados nas relações bilaterais.

“As duas cidades têm muitas áreas em comum, desde logo do ponto de vista económico e turístico. Esta é mais uma oportunidade para o fortalecimento de relações internacionais entre Braga e outras regiões da Europa e da Turquia, para cooperarmos e trabalharmos em programas europeus de intercâmbio e colaboração, mas também para a divulgação do nosso Concelho e da nossa região”, destacou Ricardo Rio.

Braga e Gaziantep comprometem-se, ainda, a realizar iniciativas conjuntas na área do património histórico e cultural, a participar em acções nas áreas de turismo, indústria e comércio, tal como desenvolver projetos colaborativos na área ambiental, com o foco nas alterações climáticas e na energia. Após um período de cooperação efetiva as duas cidades pretendem estabelecer um protocolo de geminação.

Latif Karadağ congratulou-se com a assinatura deste memorando, e referiu que esta colaboração se vai traduzir em iniciativas concretas de forma a potenciar as relações entre as duas cidades. “Braga é uma cidade com uma dinâmica muito forte em termos internacionais e identificámos simbioses que queremos explorar. Este protocolo vai servir para fortalecermos o intercâmbio de ideias com uma cidade que apresenta enorme potencial turístico e económico. Entendemos que com Braga poderemos desenvolver um bom trabalho de parceria, promovendo acções de divulgação mútuas, mas também conhecendo e aprofundando as nossas melhores práticas, para um melhor e maior desenvolvimento dos nossos territórios”, concluiu o vice-presidente de Gaziantep.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS