Quarta-feira, Julho 16, 2025
29.2 C
Braga
BragaBraga: Alunos da EsproMinho desfilaram com têxteis reutilizados

Braga: Alunos da EsproMinho desfilaram com têxteis reutilizados

Desfile de moda sustentável.

© Centro de Juventude de Braga

Desfile de moda sustentável e iniciativa de trocas Swappers transformaram o Centro de Juventude de Braga num palco de criatividade, circularidade e educação ambiental

Esta quarta-feira, o auditório do Centro de Juventude de Braga foi palco de um duplo acontecimento que celebra a sustentabilidade em duas frentes: a moda consciente e o consumo responsável.

O evento BE.SUSTAINABLE traduzido num desfile de moda sustentável e na ação Swappers, uma dinâmica de troca de roupa e livros aberta ao público, apresentou ao todo 28 coordenados de vestuário criados a partir de têxteis em fim de vida, como lençóis e toalhas em fim de vida do Centro de Juventude de Braga.

Esta coleção resultou de um desafio do Centro de Juventude de Braga à re.store® para reutilizar os seus têxteis em fim de vida. Num exercício de brainstorming conjunto estendeu-se o desafio aos alunos dos cursos de Design de Moda e Técnico de Comunicação da da Esprominho – Escola Profissional do Minho para criarem uma coleção de peças de vestuário únicas, resultando num projeto pedagógico, criativo e colaborativo orientado pela marca re.store®, e promovido pelo Centro de Juventude de Braga.

Simultaneamente, o público foi convidado a participar na iniciativa Swappers, trazendo peças de roupa e livros em bom estado para trocar por outros artigos. Esta ação visou promover o prolongamento do ciclo de vida dos produtos e fomentar hábitos de consumo mais conscientes e circulares, alinhados com os valores da economia circular e da reutilização.

“O BE.SUSTAINABLE representa tudo o que acreditamos na re.store®: reutilizar com criatividade, envolver com propósito, fomentar sinergias e educar para a mudança”, disse Sílvia Correia, Fundadora da re.store®.

“Estamos muito orgulhosos do empenho e da maturidade demonstrada pelos nossos alunos. Este é o tipo de aprendizagem transformadora que queremos continuar a promover”, sublinhou António Teixeira, diretor Pedagógico da Esprominho.

Durante seis meses de preparação, os estudantes participaram em formações com empresas nas áreas de marketing, logística, design de produto e recursos humanos, consolidando competências técnicas e sociais essenciais para o seu futuro profissional e para um mundo mais sustentável.

Apoie o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental para prosseguirmos o nosso trabalho. Faça um donativo pontual por MBWay (912 727 601) ou IBAN (PT50 0035 0232 00002594330 40).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES