Segunda-feira, Janeiro 13, 2025
10.6 C
Braga
BragaBraga alerta para a violência no namoro com mensagens na Praça da...

Braga alerta para a violência no namoro com mensagens na Praça da República

© Sandra Catarina Antunes

Braga está a assinalar o Dia dos Namorados com mensagens de sensibilização contra a violência no namoro em bancos de jardim, que se encontram situados na Praça da República. A primeira ação, denominada “Senta-te e Pensa”, é uma intervenção em espaço público, destinada ao público em geral e a segunda ação intitula-se “Conecta-te ao Amor”, destinada ao público escolar.

Estas iniciativas de sensibilização são levadas a cabo pelo Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública, pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), juntamente com a Junta de São Victor, a Junta de São Vicente, a União de São Lázaro e São João do Souto, a União de Maximinos, Sé e Cividade e com o apoio do Município de Braga.

© Sandra Catarina Antunes

Olga Pereira, em representação da Câmara Municipal de Braga, deixou o alerta à população para denunciar os casos de violência. “Esta ação de sensibilização por parte do Município é, de facto, de nos podermos aliar, pois é um fenómeno que existe, do qual não podemos ser cúmplices. Cumpre-nos alertar esta realidade e temos que combater com todos os instrumentos que estão à nossa disposição e colocar aqui, na nossa avenida principal, esta ação de sensibilização e do combate à violência no namoro. Cumpre-nos sensibilizar, combater e chamar a atenção para um flagelo absolutamente inaceitável ao qual temos que ter tolerância zero”, sublinhou a vereadora.

© Sandra Catarina Antunes

Marta Mendes, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, realçou a importância desta iniciativa ser colocada num espaço público para transmitir a mensagem a todas as pessoas de Braga. “Esta iniciativa num espaço público tenta ao máximo que esta ação seja para o público e que o público reconheça o fenómeno, mas acima de tudo saber que há resposta e que o concelho de Braga tem resposta para todos os seus munícipes no sentido de apoiar as vítimas e as suas famílias com este apoio especializado que pode ser jurídico, psicológico e emocional e cada vez mais prático”, salientou.

Já o Comissário Jorge Magalhães, da PSP de Braga, falou sobre uma série de ações que serão levadas a cabo nas escolas do concelho com a iniciativa “Conecta-te ao Amor” . “A PSP tem, até ao final deste mês, uma série de ações de sensibilização e prevenção da violência doméstica e no namoro no âmbito desta operação. Lancei o repto aos parceiros, no sentido de alargarmos também ao público estudantil do 3º ciclo e ensino secundário das escolas da Sé de Braga. Esta ação de sensibilização será uma prenda para oferecer aos alunos do ensino secundário e para relembrar também que isto irá permitir fazer a conexão com um site e dar alguns conselhos de segurança e prevenção de violência doméstica”, afirmou.

Por seu turno, Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, apresentou umas pulseiras que serão oferecidas aos estudantes com tecnologia NFC, que permitem fazer a ligação através do telemóvel para um site onde os alunos poderão observar todos os conselhos para combater o silêncio. “Nós, como Junta de Freguesia da cidade, damos as mãos por esta atividade por dois motivos. Estas pulseiras é para amarrarmos de forma positiva uns aos outros e, por outro lado, a violência no namoro não nos pode deixar indiferentes no sentido de levarmos ações quer com o Município, quer com as forças de segurança e as entidades como a APAV, para que efetivamente seja uma realidade. Acabamos por colocar aqui a iniciativa do ‘Senta-te e Pensa’ para poderem tirar as suas fotografias mas, acima de tudo, para pensarem que a violência no namoro existe, coisa que não deveria de existir”, falou o autarca.

A pulseira “Conecta-te ao Amor” é patrocinada pelas Juntas de Freguesias e funciona com tecnologia NFC onde um telemóvel abre diretamente a página onde os estudantes poderão ver toda a informação para combater o silêncio.

Miguel Pires, presidente da União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto, falou que o dia da campanha “deve ser um dia positivo”, sensibilizando para estas questões. “Não é só nesta altura do ano, mas esta é uma altura muito importante que queremos assinalar desta forma unindo esforços, juntamente com as Juntas de Freguesias, o Município, a PSP, a APAV e fazermos uma campanha positiva neste sentido”, referiu.

Daniel Pinto, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, parabenizou as instituições envolvidas na campanha que se uniram para combater a violência. “Obviamente é uma causa que nos deve unir todos os dias e não só nesta altura. Deixo um agradecimento à APAV, ao Município, à PSP e a todas as Juntas de Freguesia que se associam porque celebrar o amor é muitas vezes também pensarmos nestes problemas associados ao silêncio e aos maus tratos que acabam por acontecer em tenra idade. Em São Vicente, a Escola Sá de Miranda está a colaborar com uma sessão com a PSP para preparar os jovens sobre estes assuntos. Estamos aqui de mãos dadas nestes temas que são temas importantes e que têm que ser falados juntos da nossa comunidade”, sustenou Daniel Pinto.

Manuel Miranda Pereira, secretário da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, frisou que “vamos dar as mãos no combate a esta violência seja ela no namoro, seja ela na violência doméstica ou outro tipo de violência. Temos que estar todos na mesma sintonia, todos de mãos dadas porque isto é um fenómeno que infelizmente não escolhe estratos sociais e atravessa toda a posição social, de maneira que temos que estar atentos de modo que seja um combate efetivo”.

Cada banco é decorado pelas instituições parceiras com mensagens alusivas ao empoderamento pessoal ou ao saber cuidar do próximo. A instalação deste mobiliário urbano pretende induzir à reflexão individual, potenciando a adoção de comportamentos que combatam as várias formas de violência no amor, seja pela violência física ou pela violência psicológica.

Contactos para apoio:

  • APAV – Gabinete de Apoio à Vítima de Braga, na Junta de São Victor. Telefone: 253610091 ou e-mail: [email protected];
  • PSP – Polícia de Segurança Pública: Largo de Santiago N.º6. Telefone: 253206480.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES