Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024
9.5 C
Braga
InícioBragaBraga ajuda crianças a lidar com o cancro no seio familiar

Braga ajuda crianças a lidar com o cancro no seio familiar

© CM Braga

“Os superpoderes da Júlia” é o nome do projeto pedagógico que o Município de Braga, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, leva aos alunos do 4º ano das escolas do concelho. Trata-se de um audiolivro infantil com o objetivo de ajudar os adultos a explicar às crianças o que é o cancro, qual o seu impacto no dia a dia da família e mostrar como podem os mais pequenos contribuir para o bem-estar e recuperação do doente.

O projeto resulta do protocolo recentemente assinado entre a autarquia, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e os Agrupamentos de Escolas do Concelho, e apresenta-se como uma ferramenta essencial para minimizar uma das principais dificuldades sentidas pelas famílias com cancro, além de um recurso de literacia para a saúde que se revela “útil na atuação de todos os professores”.

“Este é um projeto para desmistificar a doença e tudo aquilo que ela provoca no seio familiar e é uma forma de dotar as crianças com competências para encarar essas situações”, explicou Sameiro Araújo, que acompanhou esta quarta-feira a primeira sessão de apresentação na EB de Merelim São Paio, acompanhada pela diretora do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, Maria José Correia.

Segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, que tutela a área da saúde, “por vezes os pais e restantes familiares, não conseguem explicar às crianças como lidar com estas situações”, por isso, este livro transmite essas competências “de uma forma bastante agradável e através de uma história envolvente”. As sessões são dinamizadas por elementos da Academia Sénior de Braga, num momento de “partilha intergeracional”, e por voluntários que elaboram o material para uma leitura encenada.

O livro vai ser distribuído pelas escolas do doncelho e pode ser obtido no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro aqui.

Já o audiolivro poder ser visualizado aqui.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES