Quinta-feira, Agosto 11, 2022
18.9 C
Braga
InícioBragaBraga adquire equipamentos para evitar queimadas

Braga adquire equipamentos para evitar queimadas

© CM Braga

O Município de Braga apresentou os equipamentos adquiridos no âmbito do projeto “Cuidar Braga II”. Com recurso ao programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono financiado pelo fundo EEAGrants, foi adquirido um trator com reboque, um trator com biotriturador e grua incorporados, um limpa bermas e um biotriturador móvel.

Os equipamentos encontram-se no Centro de Biotrituração, instalado no Horto Municipal, que se localiza na União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, e cuja criação fez também parte do projeto co-financiado.

O Município de Braga disponibiliza gratuitamente o serviço de biotrituração para destruir e processar os sobrantes agrícolas e florestais no terreno dos particulares. Após agendamento, a Divisão de Protecção Civil desloca uma equipa para operar o biotriturador no local.  A estilha resultante da biotrituração pode ser utilizada como fertilizante natural ou para produzir energia.

O Centro de Biotrituração recebe a biomassa recolhida pelos particulares, proveniente de centros de recolha localizados nas freguesias e nos demais parceiros do programa, ou os sobrantes provenientes da atividade de manutenção dos espaços verdes da cidade.

Este projeto tem como principais objetivos a redução do número de incêndios com origem no descontrolo de queimas e a melhoria qualidade do ar através da redução de emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera. O custo total do projeto foi de 234.892,48 euros com um montante de financiamento de 199 658,61 euros, correspondente a uma taxa de financiamento de 85%.

Para usufruir deste serviço pode contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência, a Divisão de Protecção Civil Municipal pelo telefone 253 61 60 60, ou no site do projeto Cuidar Braga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS