Domingo, Março 23, 2025
12.3 C
Braga
BragaBraga acolhe Urban Living Lab para debater novas abordagens participativas na gestão...

Braga acolhe Urban Living Lab para debater novas abordagens participativas na gestão urbana

Evento reúne especialistas, técnicos municipais e de outras organizações de sete países.

© CM Braga

No âmbito do projeto “UrbCitizenPower” do programa Interreg Europe, Braga acolhe, entre hoje e sexta-feira, o Urban Living Lab, um evento que reúne especialistas, técnicos municipais e de outras organizações de oito parceiros provenientes de sete países para debater e experimentar novas abordagens participativas na gestão urbana.

O UrbCitizenPower tem como objetivo fortalecer o envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões urbanas, recorrendo à tecnologia, cultura e criatividade como ferramentas para uma governação mais colaborativa e sustentável.

Na abertura da iniciativa, que decorreu no gnration, a vereadora Olga Pereira destacou a importância da participação dos cidadãos e instituições na conceção e concretização das políticas municipais. “Temos desenvolvido uma estratégia de proximidade e de gestão aberta a toda a comunidade que promove uma cidadania mais ativa e interventiva. O sucesso destes processos de co-criação e a crescente participação da comunidade têm permitido a Braga evoluir em diversos áreas da gestão municipal”, referiu.

Para além de Braga, as cidades que participam no UrbCitizenPower são Groningen (Países Baixos), Kiel (Alemanha), Guldborgsund (Dinamarca), Pori (Finlândia) e Košice (Eslováquia), juntamente com a região da Macedónia Central (Grécia), com a sua capital Salónica. A estas cidades junta-se a Fundação Heinrich-Böll (Alemanha).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES