Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.8 C
Braga
BragaBraga acolhe encontro europeu de áreas metropolitanas

Braga acolhe encontro europeu de áreas metropolitanas

© CM Braga

A cidade de Braga recebe, de 22 a 25 de outubro, a conferência de outono da METREX, uma rede de mais de 50 regiões e áreas metropolitanas da Europa, que procura partilhar soluções para os desafios que afetam as áreas urbanas e rurais. “Enquadrar as políticas de coesão metropolitana: explorar parcerias urbano-rurais” é o tema do encontro que será organizado pela CIM Cávado.

O evento foi apresentado esta segunda-feira, numa conferência de imprensa em formato online, que contou com as intervenções de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, de Jakub Mazur, presidente da METREX e vice-presidente da Câmara de Wroclaw, na Polónia, e de Henk Bouwman, secretário-geral da METREX.

Ricardo Rio mostrou-se satisfeito pela escolha de Braga para acolher este evento, lembrando que a cidade e a CIM Cávado são “um bom exemplo dos desafios que as áreas e regiões metropolitanas têm pela frente”.

“A CIM Cávado representa um território muito rico e, simultaneamente, muito diversificado. É um território que tem um enormíssimo potencial, com recursos endógenos que importa valorizar e que tem várias oportunidades de desenvolvimento que resultam da capacidade dos agentes que aqui têm desenvolvido o seu trabalho”, referiu o autarca, destacando o trabalho que a METREX tem realizado em matéria de políticas de coesão.

A iniciativa centrar-se-á na forma como as transições exigidas pela União Europeia são concretizadas no terreno, com debates sobre o futuro da Política de Coesão para além de 2027.

A Conferência de Outono é a reunião bienal da METREX e será organizada pela CIM Cávado, a associação intermunicipal da região do Cávado, em Portugal, com o apoio de vários parceiros nacionais, incluindo o Programa Operacional NORTE 2030, a Direção Regional Cultura Norte e o Museu de Arte D. Diogo de Sousa. Arqueologia. É ainda realizado com o apoio do Pacto Rural da União Europeia.

Todas as informações sobre a conferência podem ser consultadas aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES